EVALUATION OF THE INTERACTIVE BLOG ON WOUND REPAIR AND NURSING CARE

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho Universidade Federal Fluminense
  • Danielle Moura Tenório Universidade Federal Fluminense
  • Rafael Pires da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Maiara Ferreira Barreto Universidade Federal Fluminense
  • Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.202-210

Palavras-chave:

enfermagem, feridas, curativos, tecnologia da informação

Resumo

Objetivo: descrever a elaboração e a avaliação do blog interativo sobre reparo de feridas e os cuidados de enfermagem. Método: relato de experiência do projeto desenvolvido e inserido em um programa de monitoria da disciplina Fundamentos de Enfermagem I da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. O público alvo são os acadêmicos de enfermagem e profissionais de enfermagem com período de avaliação de maio a julho de 2011. O formulário contém os seguintes itens: postagens referentes ao tema; as figuras do blog bem como o seu conteúdo; a disposição das cores e sua adequação; a enquête disponível e suas reflexões; a disponibilidade dos artigos e seus links para pesquisa e troca de conhecimento. Resultados: o blog visa à interatividade, divulgação e debate informações que são fontes de atualização sobre pesquisas e especificidades dos cuidados de enfermagem desenvolvidos com base: na orientação sobre os cuidados fundamentais; nos cuidados específicos interagindo tecnologia da informação e comunicação com o conhecimento científico da enfermagem. Conclusão: A construção contínua do conhecimento digital na Enfermagem possibilita potencializar o aprendizado dos acadêmicos de enfermagem e profissionais, acrescentando e apresentando ideias novas pela troca de conhecimentos, interação e debates, dos demais visitantes do blog

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Implantou a Consulta de Enfermagem ao Cliente Portador de Alzheimer no Centro de Doença de Alzheimer (CDA-UFRJ) chefiando o serviço de enfermagem do presente setor (2001). Professora da Pós-Graduação de Geriatria e Gerontologia da EEAAC/UFF. Foi Mediadora Pedagógica da Educação à Distância do Curso de Pós-Graduação de Tecnologias da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Atuou como Tutora pedagógica na disciplina de Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância na Pós-Graduação de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da UFF (Lante - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino). Revisora ad hoc da Revista Brasileira de Enfermagem e da Revista Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento.

Danielle Moura Tenório, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 5º período do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Monitor da disciplina de Fundamentos de Enfermagem I.

Rafael Pires da Silva, Universidade Federal Fluminense

Acadêmico de Enfermagem do 5º período do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Monitor da disciplina de Fundamentos de Enfermagem I.

Bruna Maiara Ferreira Barreto, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 5º período do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Monitor da disciplina de Fundamentos de Enfermagem I.

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2013-05-08

Como Citar

1.
Camacho ACLF, Tenório DM, Silva RP da, Barreto BMF, Oliveira BGRB de. EVALUATION OF THE INTERACTIVE BLOG ON WOUND REPAIR AND NURSING CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de maio de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(3):202-10. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1584

Edição

Seção

Experience Report

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics