STRICTO SENSU POST-GRADUATION PROGRAMME NURSING: THE OPINION OF UNDERGRADUATES

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Marta Úrsula Barbosa de Moraes, Waldemar Brandão Neto, Jael Maria de Aquino, Vera Rejane do Nascimento Gregório, Silvana Martins Mishima

Resumo


Objetivo: Conhecer o entendimento dos graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública de Pernambuco sobre a contribuição de um Programa Associado de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem. Métodos: Estudo descritivo-exploratório qualitativo. Foram entrevistados trinta estudantes de enfermagem nos meses de agosto a novembro de 2009. Os dados foram apresentados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultado: Foram evidenciadas três Idéias Centrais: Conhecimento sobre o Programa Associado de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da UPE; contribuição para a prática profissional e o interesse em ingressar. Conclusão: O entendimento da proposta de fortalecimento das pesquisas e de uma articulação destas com as tecnologias e práticas profissionais vem requerer um redirecionamento na filosofia das IES, tendo a incumbência de despertar o mais precocemente, entre seus graduandos o interesse e a habilidade por pesquisar, sedimentando sua formação na busca contínua de conhecimentos, na renovação dos saberes, na inquietação por investigar objetos de estudo instrumentalizadores do agir profissional em saúde.

Palavras-chave


Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Instituições de Ensino Superior, Alunos de Enfermagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2758-2769 

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