Nursing theories and models that enhance professional practice

Autores

  • Adrize Rutz Porto
  • Maira Buss Thofehrn
  • Daiane Dal Pai
  • Simone Coelho Amestoy
  • Leandro Rauber Joner
  • Josiane Santos Palma

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i5.155-161

Palavras-chave:

enfermagem, teorias de enfermagem, ambiente de trabalho

Resumo

Objetivo: o presente estudo reflexivo objetiva propor um repensar acerca das teorias de enfermagem a partir da Teoria dos Vínculos Profissionais. Metodologia: trata-se de uma reflexão teórica que aborda a importância das teorias, como instrumento de trabalho, os quais formalizam as ações da profissão e a enfermagem, como uma prática social, que se constrói cotidianamente. Resultados: Primeiramente, destaca-se o contexto da construção do conhecimento da enfermagem e, posteriormente, a Teoria dos Vínculos Profissionais, como um importante instrumento gerencial de trabalho, para desenvolver e fortalecer as relações humanas das equipes de enfermagem, por meio de um modelo flexível e adaptável à realidade e à criatividade dos enfermeiros. Conclusão: acredita-se que a enfermagem poderá constituir sua identidade profissional e seu corpo de conhecimento, de maneira mais ampla, incluindo-se aí os subsídios trazidos pela Teoria dos Vínculos Profissionais às questões relacionais, que marcam com muita intensidade o fazer da enfermagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrize Rutz Porto

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Maira Buss Thofehrn

Enfermeira. Pós-doutora na Universidad de Murcia/Espanha. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFPel. 

Daiane Dal Pai

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Escola de Enfermagem (UFRGS). 

Simone Coelho Amestoy

Enfermeira. Doutora em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFPel.

Leandro Rauber Joner

Enfermeiro. Residente em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública de Porto Alegre. 

Josiane Santos Palma

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na UFPel. 

Publicado

2013-12-08

Como Citar

1.
Porto AR, Thofehrn MB, Dal Pai D, Amestoy SC, Joner LR, Palma JS. Nursing theories and models that enhance professional practice. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de dezembro de 2013 [citado 20º de abril de 2024];5(5):155-61. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1720

Edição

Seção

Reflection

Plum Analytics