AN INTEGRATIVE REVIEW ABOUT NURSING CARE TO PEOPLE WITH ALZHEIMER'S AND THEIR CAREGIVERS

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho Universidade Federal Fluminense
  • Louise Theresa de Araújo Abreu Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Silva Leite Universidade Federal Fluminense
  • Ana Carolina de Oliveira Mata Universidade Federal Fluminense
  • Tuâny Figueiredo Marinho Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.186-193

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Doença de Alzheimer, Idoso, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar as produções científicas sobre o cuidado à pessoa com Doença de Alzheimer (DA) e seus cuidadores no período de 2007 a 2011. Método: revisão integrativa com período de coleta dados de 01/05/11 a 30/06/11 realizada a busca nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde: Lilacs e Medline e na base de dados internacional PUBMED em 37 referências entre os anos de 2007 a 2011. Resultados: destacaram a relação de cuidado entre cuidador e idoso com DA (48,65%); depressão em cuidadores (18,92%); estímulos cognitivos tendo a participação do cuidador (21,62%); distúrbios do sono, tanto em cuidadores como em pacientes (5,41%); políticas públicas ao idoso demenciado e complicações advindas da DA (2,70%). Conclusão: o cuidado ao idoso com DA traz grandes e diferentes repercussões à vida dos cuidadores e as orientações de Enfermagem podem esclarecer dúvidas, facilitar o cuidado e propor estratégias visando à qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Implantou a Consulta de Enfermagem ao Cliente Portador de Alzheimer no Centro de Doença de Alzheimer (CDA-UFRJ) chefiando o serviço de enfermagem do presente setor (2001). Professora da Pós-Graduação de Geriatria e Gerontologia da EEAAC/UFF. Foi Mediadora Pedagógica da Educação à Distância do Curso de Pós-Graduação de Tecnologias da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Atuou como Tutora pedagógica na disciplina de Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância na Pós-Graduação de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da UFF (Lante - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino). Revisora ad hoc da Revista Brasileira de Enfermagem e da Revista Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento.

Louise Theresa de Araújo Abreu, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFF/CNPQ.

Bruna Silva Leite, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista voluntária.

Ana Carolina de Oliveira Mata, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 4º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista voluntária.

Tuâny Figueiredo Marinho, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista voluntária.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2013-04-23

Como Citar

1.
Camacho ACLF, Abreu LT de A, Leite BS, Mata AC de O, Marinho TF, Valente GSC. AN INTEGRATIVE REVIEW ABOUT NURSING CARE TO PEOPLE WITH ALZHEIMER’S AND THEIR CAREGIVERS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de abril de 2013 [citado 18º de abril de 2024];5(3):186-93. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1731

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics