THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS

Autores

  • Magda Carla de Oliveira Souza e Silva Escola de Enfermagem da UFMG
  • Kênia Lara da Silva Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrícia Aparecida Barbosa Silva Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Líliam Barbosa Silva Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fada Marina de Oliveira Vaz Clínica de Nefrologia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.253-263

Palavras-chave:

diálise renal, educação em saúde, enfermagem

Resumo

Objetivo: Relatar experiência educativa em sala de espera com pacientes renais crônicos, descrevendo os temas solicitados pelos pacientes, a aderência desta abordagem educativa na hemodiálise e o envolvimento da equipe de enfermagem como agente promotora de educação em saúde. Método: Descritivo de abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Clínica Nefrológica de um hospital público de Belo Horizonte, MG. Foram utilizados álbum seriado, teatro de fantoches e música como instrumentos na construção da intervenção. Resultados: O projeto sala de espera atingiu pacientes e familiares, possibilitando trocas de informações entre a tríade pacientes/familiares/profissionais de saúde. Entretanto, para a concretização deste projeto houve limitações definidas pela própria instituição, impactando esta realidade na assistência de enfermagem em ato. Conclusão: Constatou-se necessidade de promover capacitação dos profissionais de saúde como forma de dar continuidade ao projeto de sala de espera em prol da construção do conhecimento coletivo entre os pacientes que realizam tratamento hemodialítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Carla de Oliveira Souza e Silva, Escola de Enfermagem da UFMG

Enfermeira. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (NEPCDH / EEUFMG) - Belo Horizonte / MG, Brasil. Email: dmagdacarla@yahoo.com.br

Kênia Lara da Silva, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela EEUFMG. Docente da EEUFMG. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Prática de Enfermagem. Email: kenialara17@yahoo.com.br

Patrícia Aparecida Barbosa Silva, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira da Clínica de Nefrologia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas
Gerais - HGIP/IPSEMG - Belo Horizonte / MG, Brasil. Mestranda da EEUFMG. Membro do NEPCDH / EEUFMG - Belo Horizonte / MG, Brasil. Email: patriciaaparecidabarbosasilva@yahoo.com.br

Líliam Barbosa Silva, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela EEUFMG. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Betim / MG. Membro do NEPCDH / EEUFMG - Belo Horizonte / MG, Brasil. Email: ligemeasbh@yahoo.com.br

Fada Marina de Oliveira Vaz, Clínica de Nefrologia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais

Enfermeira nefrologista da Clínica de Nefrologia do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas
Gerais - HGIP/IPSEMG - Belo Horizonte / MG, Brasil. Email: fada.marina@terra.com.br

Publicado

2013-05-30

Como Citar

1.
Silva MC de OS e, Silva KL da, Silva PAB, Silva LB, Vaz FM de O. THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de maio de 2013 [citado 18º de novembro de 2024];5(3):253-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1745

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics