THE WAITING ROOM AS A SPACE FOR EDUCATION AND HEALTH PROMOTION TO PEOPLE WITH CHRONIC RENAL FAILURE ON HEMODIALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.253-263Palavras-chave:
diálise renal, educação em saúde, enfermagemResumo
Objetivo: Relatar experiência educativa em sala de espera com pacientes renais crônicos, descrevendo os temas solicitados pelos pacientes, a aderência desta abordagem educativa na hemodiálise e o envolvimento da equipe de enfermagem como agente promotora de educação em saúde. Método: Descritivo de abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Clínica Nefrológica de um hospital público de Belo Horizonte, MG. Foram utilizados álbum seriado, teatro de fantoches e música como instrumentos na construção da intervenção. Resultados: O projeto sala de espera atingiu pacientes e familiares, possibilitando trocas de informações entre a tríade pacientes/familiares/profissionais de saúde. Entretanto, para a concretização deste projeto houve limitações definidas pela própria instituição, impactando esta realidade na assistência de enfermagem em ato. Conclusão: Constatou-se necessidade de promover capacitação dos profissionais de saúde como forma de dar continuidade ao projeto de sala de espera em prol da construção do conhecimento coletivo entre os pacientes que realizam tratamento hemodialítico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.