KNOWLEDGE, ATTITUDES AND PRACTICE IN THE PREVENTION OF CERVIX CÂNCER AMONG BASICHEALTH UNIT WEST-RJ

Autores

  • Maria Regina Bernardo da Silva UCB Realengo
  • Luiz Guilherme Pessoa da Silva UNESA RJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2483-2492

Palavras-chave:

prevenção do câncer uterino, saúde da mulher, conhecimento, atitudes, prática

Resumo

RESUMO

Objetivo: Analisar o conhecimento, a atitude e a prática sobre a Prevenção do Câncer de Colo Uterino em uma Unidade Básica na Zona Oeste RJ.Métodos :Estudo quantitativo de natureza transversal,analisando 206 mulheres, usuárias da UBS na Zona Oeste, no municipio do Rio de janeiro. Foram selecionadas à medida que chegavam à sala de Acolhimento.   Resultados: Os resultados revelaram que 92,5% das mulheres já ouviu falar do exame e 72,3% utilizam o exame adequadamente. Quanto à atitude, 77% acham necessária a realização do exame mas 56% informaram terem feito poucos exames.  As barreiras  para não realizar o exame foram citadas  pelas  mais jovens, o  descuido e  ausência de síntomas. CONCLUSÕES: Os resultados apontam para a necessidade de desenvolvimento de  ações em  saúde com o objetivo  de conscientizar a população feminina  quanto às medidas de prevenção do câncer de colo uterino.

Descritores: prevenção do câncer uterino; saúde da mulher; conhecimento; atitudes ; prática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Bernardo da Silva, UCB Realengo

SAUDE MULHER e saude da familia e comunidade

Luiz Guilherme Pessoa da Silva, UNESA RJ

Professor de medicina da ufrj e da unesa  saude da muilher . professor do mestrado em saude da familia unesa rj

Downloads

Publicado

2012-07-12

Como Citar

1.
Silva MRB da, Silva LGP da. KNOWLEDGE, ATTITUDES AND PRACTICE IN THE PREVENTION OF CERVIX CÂNCER AMONG BASICHEALTH UNIT WEST-RJ. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de julho de 2012 [citado 8º de novembro de 2024];4(3):2483-92. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1805

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics