SOCIAL NETWORK AND SUPPORT FOR PARENTS OF PREMATURE INFANTS HOSPITALIZED IN THE INTENSIVE CARE UNIT NEONATAL

Autores

  • Luciano Marques dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Cíntia Lorena de Souza Silva Prefeitura Municipal de Anguera-BA
  • Rosana Castelo Branco de Santana Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia
  • Vivane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Brice Cruz Franco Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.2789-2796

Palavras-chave:

Enfermagem neonatal, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Prematuro, Enfermagem familiar, Apoio social.

Resumo

Objetivo: conhecer a rede e o apoio social de pais de recém-nascidos prematuros hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital público da Bahia e descrever como a rede e o apoio social atuam. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, aprovado por Comitê de Ética na Pesquisa e realizado com nove pais. Resultados: A Análise de Conteúdo demonstrou que os pais consideraram os profissionais de saúde atuantes na unidade neonatal e seu cuidado constante como uma rede e apoio social para o enfrentamento do processo de hospitalização. Por outro lado, estes pais consideraram a fé, a religião e/ou espiritualidade como elementos primordiais para a cura, conforto e segurança. Conclusão: É preciso entender a família como um sistema formado por subsistemas que interagem entre si e com uma rede de apoio maior, estabelecendo uma teia de relações sociais para enfrentar as demandas da doença e da hospitalização. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Marques dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Endereço para correspondência: Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde. Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES). Av Transnordestina, SN, Novo Horizonte; CEP 44 036 900, Feira de Santana- BA.

Cíntia Lorena de Souza Silva, Prefeitura Municipal de Anguera-BA

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. Técnica do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Saúde da Mulher e da Criança da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Prefeitura Municipal de anguera, Bahia, Brasil. 

Rosana Castelo Branco de Santana, Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Brasil

Vivane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Brasil.

Brice Cruz Franco, Universidade Estadual de Feira de Santana

Estudante. Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bolsista do Nucleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde. Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Downloads

Publicado

2012-09-19

Como Citar

1.
dos Santos LM, Silva CL de S, de Santana RCB, Santos VEP, Franco BC. SOCIAL NETWORK AND SUPPORT FOR PARENTS OF PREMATURE INFANTS HOSPITALIZED IN THE INTENSIVE CARE UNIT NEONATAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de setembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(4):2789-96. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1807

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics