PERSPECTIVES ON WOMEN CLIMACTERIC: CONCEPTS AND IMPACTS ON HEALTH BASIC CARE

Autores

  • Álissan Karine Lima Martins Universidade Federal de Campina Grande
  • Eliane de Sousa Leite Sousa Leite Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisca Bezerra Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Kelvya Kysye Aguiar Ramalho Universidade Federal de Campina Grande
  • Jamili Anbar Torquato Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.2942-2952

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Climatério

Resumo

Objetivo: Conhecer as perspectivas sobre o climatério de mulheres assistidas na Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Estudo de abordagem quanti-qualitativa e natureza exploratória, realizado em três Unidade Básica de Saúde (UBS)no Município de Cajazeiras/PB. A amostra foi constituída por 40 mulheres na faixa etária de 40 a 65 anos. A coleta de dados foi realizada em maio de 2011, por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática proposta por Bardin (2009). Resultados: Evidenciou que grande parte das mulheres estudadas não conhecia o significado da palavra climatério, correlacionando o climatério com a menopausa. Todas as mulheres relataram os fogachos como principal distúrbio típico do climatério, outras relataram estados depressivos, insônia, ansiedade e falta da libido. Conclusão: A indisponibilidade de serviços e ações de saúde à mulher climatérica usuária da Atenção Primária poderá provocar reações e influências negativas nessa fase do seu ciclo vital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álissan Karine Lima Martins, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira; Mestre em Enfermagem; Especialista em Saúde da Família; Docente do Curso do Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Eliane de Sousa Leite Sousa Leite, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL. São Paulo. Servidora Técnica Administrativa da Universidade Federal de Campina Grande UFCG/UACV.

Francisca Bezerra Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Enfermagem (USP). Docente da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG/UACV

Kelvya Kysye Aguiar Ramalho, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Jamili Anbar Torquato, Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL

Fisioterapeuta.  Doutora em Patologia (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL. São Paulo

Downloads

Publicado

2012-11-01

Como Citar

1.
Martins Álissan KL, Leite E de SLS, Oliveira FB, Ramalho KKA, Torquato JA. PERSPECTIVES ON WOMEN CLIMACTERIC: CONCEPTS AND IMPACTS ON HEALTH BASIC CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de novembro de 2012 [citado 19º de abril de 2024];4(4):2942-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1850

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics