SIZING OF NURSING STAFF IN A CLINICAL UNIT

Autores

  • Siméia Corrêa de Matos
  • Sandra Maria de Mello Cardoso
  • Narciso Vieira Soares
  • Marcos Barragan da Silva

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.3052-3059

Resumo

Objetivo: Realizar o dimensionamento do pessoal de enfermagem segundo o grau de dependência de pacientes de unidade clinica. Método: Pesquisa quantitativa descritiva realizada em uma unidade clínica de um hospital geral de médio porte localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em 2009. Aplicou-se nos pacientes internados o Sistema de Classificação de Pacientes, após foi realizado o cálculo para dimensionamento de pessoal. Respeitaram-se os aspectos éticos. Resultados: Predominaram 60,48 % pacientes em cuidado mínimo, seguido de 25% intermediários, 13,71% semi-intensivos e 0,81% intensivos. O dimensionamento apontou que o número de enfermeiros é insuficiente e o número de técnicos de enfermagem supera discretamente o preconizado. Conclusão: A aplicação do Sistema de Classificação de Pacientes permitiu identificar o perfil assistencial do pacientes internados na unidade clínica. Faz-se necessário o aumento do número de profissionais de acordo com as categorias de cuidado identificadas. Descritores: Serviços de Enfermagem. Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde, Assistência de enfermagem, Recursos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siméia Corrêa de Matos

Enfermeira Assistencial do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (RS-Brasil). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva.

Sandra Maria de Mello Cardoso

Enfermeira. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Santo Ângelo/RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Educação em Enfermagem (GEPESE/URI). 

Narciso Vieira Soares

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Santo Ângelo/RS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Educação em Enfermagem (GEPESE/URI). 

Marcos Barragan da Silva

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Endereço: Rua Carmem Miranda, 165, Esteio/RS.

Downloads

Publicado

2012-11-08

Como Citar

1.
Matos SC de, Cardoso SM de M, Soares NV, Silva MB da. SIZING OF NURSING STAFF IN A CLINICAL UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de novembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(4):3052-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1884

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics