Nursing actions for a safe medications administration: an integrative review

Autores

  • Flavia Giron Camerini UERJ
  • Lolita Dopico da Silva UERJ
  • Antonia Juliana Muniz Mira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1655-1665

Palavras-chave:

administração de terapia medicamentosa, erros de medicação, Enfermagem

Resumo

Objetivo: apresentar as ações de enfermagem publicadas sobre a prevenção de erros na administração de medicamentos em UTI. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica incluindo artigos sobre ações de enfermagem na prevenção de erros na administração de medicamentos, publicados no período de 2005 a 2011 indexados nas bases: LILACS, BDENF e SCIELO. Resultados: foram selecionados e analisados 13 artigos que atendiam aos critérios de seleção. Evidenciou-se que, as ações para a prevenção de erros na administração de medicamentos compreendem inúmeras ações, que foram descritas a partir de cada tipo de erros. Conclusão: a enfermagem deve conhecer os tipos de erros e adotar ações especificas para a prevenção de erros na administração de medicamentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Giron Camerini, UERJ

Enfermeira Doutoranda em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Enfermeira assistência da Unidade Coronariana do Hospital Pró- Cardíaco. Professora Convidada da pós graduação em Enfermagem Intensivista da UERJ. Rio de Janeiro, Brasil.

Lolita Dopico da Silva, UERJ

Professora Doutora Permanente da faculdade de Enfermagem da UERJ. Coordenadora da pós graduação em Enfermagem Intensivista da UERJ. Rio de Janeiro, Brasil

Antonia Juliana Muniz Mira, UERJ

Enfermeira. Discente do curso de pós-graduação em enfermagem intensivista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Camerini FG, Silva LD da, Mira AJM. Nursing actions for a safe medications administration: an integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(4):1655-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2081

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics