MONITORING OF CHILD GROWTH AND DEVELOPMENT: ANALYSIS OF RECORDS OF NURSING CONSULTATIONS

Autores

  • Mayrene Dias de Sousa Moreira UFMT
  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3757-3766

Palavras-chave:

Registros de Enfermagem, Crescimento e Desenvolvimento, Saúde da Criança, Qualidade da assistência a saúde, Avaliação de serviços de saúde

Resumo

Objetivo: descrever os registros de crescimento e desenvolvimento realizados  pelos enfermeiros na consulta de enfermagem de crianças menores de dois anos em unidades de saúde da família (USF). Métodos: Estudo documental com abordagem quantitativa que analisou prontuários e cadernetas de saúde da criança (CSC)  que tiveram consulta de enfermagem no período de janeiro a fevereiro de 2012 em quatro USF de Cuiabá-MT. Resultados: Dos 22 prontuários analisados, 100% tinham anotações de peso e estatura, 59,1% dos registros de desenvolvimento estavam incompletos e não se observou a presença de gráfico de crescimento e desenvolvimento (CD) nos prontuários. Todas as CSC tinham registros nos gráficos de peso e estatura e em 86,4% delas havia anotações dos marcos de desenvolvimento. Conclusão: A ausência de registros adequados de CD inviabiliza a identificação de situações de risco e o planejamento de ações para assistência à criança e sua continuidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayrene Dias de Sousa Moreira, UFMT

Enfermeira. Membro do Grupo de Pesquisa Projeto ARGOS da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT.

Maria Aparecida Munhoz Gaíva, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT - Brasil, Líder do Grupo de Pesquisa Projeto Argos e Pesquisadora do CNPq. Orientadora.

Publicado

2013-03-26

Como Citar

1.
Moreira MD de S, Gaíva MAM. MONITORING OF CHILD GROWTH AND DEVELOPMENT: ANALYSIS OF RECORDS OF NURSING CONSULTATIONS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de março de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(2):3757-66. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2150

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics