FEELINGS EXPERIENCED BY THE MAN BEFORE THE PREGNANCY OF THE PARTNER AFFECTED BY HYPERTENSIVE SYNDROMES

Autores

  • Adriana Karla Oliveira Ferreira Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jovanka Bittencourt Leite Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosineide Santana Brito Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.485-492

Palavras-chave:

Enfermagem obstétrica, Gravidez de risco, Cônjuges

Resumo

Objetivo: Identificar os sentimentos vivenciados pelo homem frente à gravidez da companheira acometida por síndromes hipertensivas. Métodos: Estudo exploratório e descritivo de natureza qualitativa, desenvolvido em duas maternidades de Natal-RN/Brasil, com 20 homens cujas companheiras estavam internadas com diagnóstico de síndromes hipertensivas. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada em maio de 2008 a janeiro de 2009, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com parecer nº 81/07. Os depoimentos foram tratados de acordo com a análise de conteúdo, segundo Bardin. Resultados: Sobressaíram-se os sentimentos de medo e preocupação, os quais estiveram relacionados à possibilidade de perda da mulher e do filho. Fato agravado pela ausência de informações acerca do estado de saúde de ambos. Conclusão: Constatou-se a necessidade dos profissionais de saúde, realizarem o acolhimento ao homem no contexto de uma atenção obstétrica humanizada.

Descritores: Enfermagem obstétrica, Gravidez de risco, Cônjuges.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Karla Oliveira Ferreira Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira obstétrica. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tenente-enfermeira do Hospital Central Cel Pedro Germano.

Jovanka Bittencourt Leite Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rosineide Santana Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pela USP/Ribeirão Preto. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do grupo de pesquisa Cuidado de enfermagem em diferentes fases da vida.

Publicado

2013-08-12

Como Citar

1.
Bezerra AKOF, Carvalho JBL, Brito RS. FEELINGS EXPERIENCED BY THE MAN BEFORE THE PREGNANCY OF THE PARTNER AFFECTED BY HYPERTENSIVE SYNDROMES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de agosto de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(4):485-92. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2173

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics