UNFAVORABLE INSTITUTIONAL CONDITIONS TO THE PRESENCE OF THE CAREGIVER: THE VIEWPOINT OF NURSES

Autores

  • Pedro Bernardino da Costa Júnior Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte
  • Isaiane da Silva Carvalho Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte
  • Janile Bernardo Pereira de Oliveira Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.671-680

Palavras-chave:

enfermagem, parto, acompanhantes de pacientes

Resumo

Objetivo: Compreender as dificuldades encontradas por enfermeiros que atuam em maternidades, quanto à garantia da presença do acompanhante durante o parto. Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 enfermeiros atuantes na assistência à parturiente em uma maternidade. A análise de dados se deu pelo método da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Identificou-se a categoria Aspectos institucionais relacionados à presença do acompanhante, apresentando os aspectos relacionados à realidade institucional que dificultam a garantia da presença do acompanhante no período parturitivo. Conclusão: A falta de apoio das instâncias administrativas quanto à implementação da lei, a estrutura física inadequada e a resistência por parte dos profissionais foram os pontos mais citados como empecilhos à ocorrência do parto acompanhado. No entanto, faz-se necessário buscar maneiras de transpor essas barreiras e garantir o direito conquistado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Bernardino da Costa Júnior, Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN. Possui participação em grupos de pesquisa nas áreas de Saúde da Mulhe, Sexualidade Humana e Gerontologia.

Isaiane da Silva Carvalho, Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN. Possui atuação em grupos de pesquisas nas áreas de Saúde da Mulher, Gerontologia e Sexualidade Humana.

Janile Bernardo Pereira de Oliveira Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Tem experiência na área de Saúde da Mulher e Saúde da Família.

Publicado

2013-09-11

Como Citar

1.
Júnior PB da C, Carvalho I da S, Macedo JBP de O. UNFAVORABLE INSTITUTIONAL CONDITIONS TO THE PRESENCE OF THE CAREGIVER: THE VIEWPOINT OF NURSES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de setembro de 2013 [citado 1º de dezembro de 2024];5(4):671-80. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2354

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics