MESTRADO PROFISSIONAL (MP) EM ENFERMAGEM: POSSIBILIDADES FRENTE À POLÍTICA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

  • Carmen Gracinda Silvan Scochi Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto
  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Francine Lima Gelbcke Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.%25p

Resumo

As reflexões acerca da necessidade de mestrados voltados para a formação profissional datam da década de 1990, sendo que em 1998, por meio da portaria 80, a CAPES define as características desta modalidade de formação.1 Estes cursos surgem em função da “necessidade da formação de profissionais pós-graduados aptos a elaborar novas técnicas e processos, com desempenho diferenciado de egressos dos cursos de mestrado que visem preferencialmente um aprofundamento de conhecimentos ou técnicas de pesquisa científica, tecnológica ou artística”.2 Posteriormente, a CAPES regulamenta os MPs por meio das Portarias 07 e 17.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Gracinda Silvan Scochi, Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP - Coordenadora Área Enfermagem/CAPES 2011/2014, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Denize Bouttelet Munari, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora Adjunta Área Enfermagem/CAPES 2011/2014, Goiânia, GO, Brasil.

Francine Lima Gelbcke, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado em Enfermagem/UFSC

Downloads

Como Citar

1.
Scochi CGS, Munari DB, Gelbcke FL. MESTRADO PROFISSIONAL (MP) EM ENFERMAGEM: POSSIBILIDADES FRENTE À POLÍTICA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2012 [citado 18º de abril de 2024];4(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2381

Edição

Seção

Editorial

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics