Guidelines for intravenous therapy in elderly: a bibliographic research

Autores

  • Daniela Fernandes de Lima Oliveira UFMT
  • Rosemeiry Capriata Azevedo UFMT
  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva UFMT

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.86-100

Palavras-chave:

Idoso, Diretrizes de planejamento em saúde, Educação em enfermagem, Cateterismo venoso central, Cateterismo venoso periférico.

Resumo

OBJETIVO: Conhecer as recomendações relativas à terapia intravenosa no idoso, presentes nas Diretrizes nacionais e internacionais para prática de enfermagem. MÉTODO: Pesquisa bibliográfica descritiva, em que se analisaram quatro documentos internacionais e um nacional. RESULTADOS: Obtiveram-se três categorias de análise: Avaliação e planejamento do cuidado ao idoso em terapia intravenosa; Cuidados com sítio de punção e dispositivos intravenosos; Gerenciamento de complicações da terapia intravenosa. O idoso está mais vulnerável a complicações do que um adulto jovem. A enfermagem deve conhecer as alterações decorrentes do envelhecimento para elaboração de um plano de cuidado seguro, escolha de materiais/técnicas adequados e prevenção/redução de complicações. Entretanto, há poucos estudos relacionados aos cuidados ao idoso submetido à terapia intravenosa, prejudicando a implementação de uma assistência de qualidade. CONCLUSÃO: Inúmeras recomendações feitas para o adulto devem ser revistas para o idoso, principalmente quanto à educação do paciente, participação ativa do cuidador/familiar, local/técnica de inserção/manutenção de dispositivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Fernandes de Lima Oliveira, UFMT

Enfermeira. Mestre em Enfermagem.

Rosemeiry Capriata Azevedo, UFMT

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMT.

Maria Aparecida Munhoz Gaíva, UFMT

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMT. Pesquisadora do CNPq.

Publicado

2014-01-11

Como Citar

1.
Oliveira DF de L, Azevedo RC, Gaíva MAM. Guidelines for intravenous therapy in elderly: a bibliographic research. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de janeiro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(1):86-100. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2610

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics