HUMANIZATION AND RECEPTION IN HOSPITAL EMERGENCY: CONDITIONING FACTORS UNDER THE LOOK OF NURSES

Autores

  • Alcides Viana de Lima neto UFRN
  • Vilani Medeiros de Araújo Nunes UFRN
  • Rafaella Leite Fernandes UFRN
  • Ilcarla Mayara Lopes Barbosa FATERN
  • Gysella Rose Prado de Carvalho FATERN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.519-528

Palavras-chave:

Humanização da Assistência, Acolhimento, Serviços Médicos de Emergência,

Resumo

Objetivo: identificar os fatores que facilitam e dificultam a prática do acolhimento de forma humanizada em um pronto-socorro adulto (PSA). Métodos: estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado e uma entrevista semiestruturada com enfermeiros do PSA de um hospital estadual. Resultados: A análise dos dados do questionário permitiu traçar o perfil dos enfermeiros: 86% são mulheres com idade média de 38 anos. Foi identificado que a estrutura física e os recursos humanos insuficientes estão entre os principais fatores que dificultam a prática do acolhimento. Já como facilidades pôde-se identificar a boa vontade dos profissionais e a classificação de risco. Conclusão: torna-se necessário uma maior atenção por parte dos gestores estaduais para com a instituição de saúde na qual foi desenvolvida esta pesquisa. Descritores: Humanização da Assistência, Acolhimento, Serviços Médicos de Emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Viana de Lima neto, UFRN

Enfermeiro graduado pela Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte – FATERN. Bolsista de Ações Associadas da Universidade Fedral do Rio Grande do Norte - UFRN.

Vilani Medeiros de Araújo Nunes, UFRN

Mestre em enfermagem pela UFRN. Professora Assistente do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN.

Rafaella Leite Fernandes, UFRN

Mestre em enfermagem pela UFRN.

Ilcarla Mayara Lopes Barbosa, FATERN

Enfermeira graduada pela FATERN.

Gysella Rose Prado de Carvalho, FATERN

Mestre em Enfermagem pela UFRN. Docente da Faculdade de Sergipe (FASE).

Publicado

2013-09-18

Como Citar

1.
de Lima neto AV, de Araújo Nunes VM, Fernandes RL, Lopes Barbosa IM, Prado de Carvalho GR. HUMANIZATION AND RECEPTION IN HOSPITAL EMERGENCY: CONDITIONING FACTORS UNDER THE LOOK OF NURSES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de setembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(4):519-28. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2619

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics