Integrative review about the teaching of the nursing care in mental health
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.433-449Palavras-chave:
Ensino, Cuidados de Enfermagem, Saúde MentalResumo
Trata-se de uma Revisão Integrativa de literatura que objetiva revisar as produções sobre o ensino do cuidado de enfermagem em saúde mental. Como método foram eleitos descritores, testadas combinações, realizada busca nas bases de dados e utilizou-se a análise temática para examinar os achados. O recorte de 60 artigos pesquisados, foram encontrados 15 temas e 21 subtemas, sendo 6 temas analisados. Concluímos que o tema do cuidado de enfermagem em saúde mental é essencial ao ensino. Estudos internacionais apontam a preocupação com conteúdos obrigatórios no ensino específico garantidos legalmente. O ensino de enfermagem em saúde mental é convidado a aprofundar o debate entre a formação generalista versus especialista e os referenciais teórico-metodológicos que sustentam o ensino do cuidado de enfermagem em sáude mental.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.