Evaluation of functional capacity in care of tissue injuries of adults and elderly patients

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho Universidade Federal Fluminense
  • Renata da Costa Santos Universidade Federal Fluminense
  • Fabiana Lopes Joaquim Universidade Federal Fluminense
  • Cláudia de Paula Mucida de Abreu Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.17-26

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Lesões, Cicatrização de Feridas

Resumo

Objetivo: Avaliar e analisar a capacidade funcional e de apoio social e seu impacto no cuidado das lesões tissulares de pacientes adultos e idosos. Método: Estudo observacional do tipo transversal com cenário no Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF. Os sujeitos são pacientes adultos e idosos com lesões tissulares. Os instrumentos foram: protocolo da unidade, as Escalas de Lawton, Katz e de Berg com dados tratados estatisticamente. Resultados: Participaram 20 pacientes. Na escala de Lowton a pontuação esteve entre 19 a 20 pontos em 80% dos pacientes. Na Escala de Katz 95% dos pacientes possuíram uma avaliação satisfatória. Na Escala de Berg a oscilação de necessidades de auxílio foi maior evidenciando de 80% a 65% dos pacientes. Conclusão: Foi possível vislumbrar a prevenção de complicações, a fim de assegurar uma excelente comunicação com a equipe assistencial, pacientes e familiares, garantindo acessibilidade e continuidade no tratamento tendo como recomendação relevante a visita domiciliar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professor Adjunto, Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Renata da Costa Santos, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Fabiana Lopes Joaquim, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Cláudia de Paula Mucida de Abreu, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 6º período da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista PIBIC.

Publicado

2014-01-11

Como Citar

1.
Camacho ACLF, Santos R da C, Joaquim FL, Abreu C de PM de. Evaluation of functional capacity in care of tissue injuries of adults and elderly patients. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de janeiro de 2014 [citado 16º de abril de 2024];6(1):17-26. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2651

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics