The production of meanings drawn by students in tutoring in undergraduate nursing

Main Article Content

Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva
Paulo Sergio da Silva

Resumo

Objetivos: Analisar os significados produzidos nos desenhos livres e construídos pelos estudantes na tutoria enquanto cenário de aprendizagem no curso de graduação e discutir as fragilidades e fortalezas da tutoria demonstradas nos desenhos livres construídos pelos estudantes durante o processo de formação do estudante de enfermagem. Método: Estudo de pesquisa qualitativa. O cenário uma faculdade privada do Rio de Janeiro. Os sujeitos 87 estudantes, do 1º ao 7º períodos de enfermagem. Os procedimentos ético-legais estiveram presentes e a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa-protocolo n.º 581-11. Resultados: A análise dos dados coletados contemplaram a análise temática. Da leitura dos desenhos obtivemos a compreensão de que os estudantes valorizam a tutoria, ao terem que construir a aprendizagem com base na responsabilidade. Conclusão: O estudo se propõe a incentivar os estudantes e professores na consecução da melhor qualidade na formação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Dantas da Silva CM dos SLM, Silva PS da. The production of meanings drawn by students in tutoring in undergraduate nursing. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 4º de fevereiro de 2023];6(1):168-82. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2840
Seção
Research
Biografia do Autor

Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva, UNIFESO

Enfermeira e Advogada. Professora (Tutora) dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos-UNIFESO-Teresópolis/RJ. Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENPS / FioCruz - RJ. Mestrado em Enfermagem, pela Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN / UFRJ. Doutoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN/UFRJ. Membro da Diretoria Colegiada do Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem do Departamento de Metodologia da Enfermagem (NUPESEnf) EEAN/UFRJ. 

Paulo Sergio da Silva, UNIFESO

Possui graduação em Enfermagem e especialização em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior, ambas realizadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Atualmente é professor do Curso de Graduação de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)