Nursing and self-care in the world of psychiatric care

Autores

  • Adão Ademir Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes Terra UFSM
  • Marinês Tambará Leite UFSM
  • Fernanda Franceschi de Freitas UFSM
  • Mariane da Silva Xavier UFSM
  • Gabriela Zenatti Ely ufsm

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2011-2020

Palavras-chave:

Enfermagem, Equipe de enfermagem, Cuidados de enfermagem, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Objetivo: Compreender o cuidado de si do profissional de enfermagem em saúde mental. Método: Estudo qualitativo, realizado em UnidadePsiquiátricadeumHospital Escola doRioGrandedoSul/Brasil. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty, como referencial teórico filosófico e a fenomenologia hermenêutica de Paul Ricoeur, como referencial metodológico. Apesquisafoidesenvolvidacom10profissionaisdeenfermagememsaúdemental, numa população total de 15 profissionais, por meio de entrevista aberta, no período de setembro a dezembro de 2010. Resultado: Da metáfora dosdiscursosemergiu o tema:omundo dapsiquiatria. Conclusão: O mundo do cuidado em psiquiatria desvela-se como palco de intensas trocas interpessoais, de encontros e desencontros com o outro envolvido no cuidado. É um espaço de relações e acontecimentos objetivos e subjetivos que interferem no cuidado do outro e no cuidado de si de cada profissional de enfermagem.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão Ademir Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Mestreemenfermagem.EnfermeirodaUnidadedePsiquiatriadoHospitalUniversitáriodeSantaMaria,RioGrandedoSul/Brasil.

Marlene Gomes Terra, UFSM

Doutoraemenfermagem.Professora do Departamento de EnfermagemdaUniversidadeFederaldeSantaMaria.RioGrandedoSul,Brasil.

Marinês Tambará Leite, UFSM

Doutora em enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul, Brasil. 

Fernanda Franceschi de Freitas, UFSM

Graduada em Enfermagem e Licenciatura em Enfermagem pelo Centro Universitário Franciscano (2003), Especialista em Saúde Mental Coletiva com Ênfase na Atenção aos Usuários de Álcool e Outras Drogas -PUCRS/ESP (2006) e em Saúde do Trabalhador - Celer Faculdades/SEG (2010), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é enfermeira assistencial da Unidade de Internação Psiquiátrica Paulo Guedes, do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS/UFSM).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental. 

Mariane da Silva Xavier, UFSM

Mestranda em Enfermagem pelo PPGENF-UFSM.

Gabriela Zenatti Ely, ufsm

Mestranda em Enfermagem pelo PPGENF-UFSM.

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Silva AA, Terra MG, Leite MT, Freitas FF de, Xavier M da S, Ely GZ. Nursing and self-care in the world of psychiatric care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 16º de abril de 2024];7(1):2011-20. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2887

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics