Knowledge and practice of nurses about care for patients with wounds

Adriano Menis Ferreira, Marcelo Alessandro Rigotti, Larissa da Silva Barcelos, Carla Maria Fonseca Simão, Danielle Neris Ferreira, Regina Queiroz Gonçalves

Resumo


OBJETIVO: O estudo teve como objetivo identificar o conhecimento, prática e fontes de informações de enfermeiros, de um hospital universitário, sobre o cuidado com feridas. MÉTODOS: Estudo transversal, descritivo-exploratório, realizado em julho de 2010. Os dados foram coletados por meio de um questionário adaptado. Participaram deste estudo 35 enfermeiros distribuídos em diferentes setores de trabalho. Os dados sofreram tratamento estatístico descritivo e analítico. RESULTADOS: Considerando os resultados globais, os enfermeiros obtiveram, em média, 69,4% de acertos (dp=13,5%). Os enfermeiros que citaram utilizar às vezes algumas fontes de informações tiveram maior porcentagem de acertos. Conclui-se que os enfermeiros apresentaram conhecimento insuficiente em algumas áreas referentes ao tema. CONCLUSÃO: Destaca-se a necessidade da atualização dos profissionais quanto aos avanços das evidências atuais que embasam o cuidado de feridas, a fim de nortear, no contexto estudado, o planejamento de estratégias para implementação das melhores evidências disponíveis.


Palavras-chave


Cuidados de Enfermagem, Avaliação, Cicatrização de Feridas, Estudos Transversais, Enfermagem Baseada em Evidências/educação.

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1178-1190 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 
 
 
 
 
SCImago Institutions Rankings

 

  

 

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.