The undergratuate degree in nursing and the meanings derived from the mentoring

Carmen Maria dos Santos Lopes M. Dantas da Silva, Paulo Sergio da Silva

Resumo


Objetivos: Analisar os significados produzidos nos desenhos livres e construídos pelos estudantes na tutoria enquanto cenário de aprendizagem no curso de graduação. Método: Estudo de pesquisa qualitativa. O cenário uma faculdade privada do Rio de Janeiro. Os sujeitos 87 estudantes, do 1º ao 7º períodos de enfermagem. Os procedimentos ético-legais estiveram presentes e a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa-protocolo n.º 581-11. Resultados: A análise dos dados coletados contemplou a análise temática. Da leitura dos desenhos obtivemos a compreensão de que os estudantes valorizam a tutoria, ao terem que construir a aprendizagem com base na responsabilidade. Conclusão: O estudo se propõe a incentivar os estudantes e professores na consecução da melhor qualidade na formação.

Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Tutoria; Desenhos.

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1783-1795 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge