Epidemiological profile of leprosy in municipality of Sao Luis - Ma from 2006 to 2010

Main Article Content

Líndia Kalliana da Costa Araújo Alves Carvalho
Isabela Bastos Jácome de Souza
Amanda de Andrade Gomes Silva
Ian Sibele Alves Pereira
Rafaelle Cristina Cruz da Silva
Fabrício Ibiapina Tapety

Resumo

Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico da Hanseníase em São Luís - MA no período de 2006 a 2010. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, quantitativo de casos de hanseníase no município de São Luis- MA, em 2006 a 2010. Os dados foram coletados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram coletadas as informações: taxa de incidência, classificação operacional, faixa etária e forma clínica. Resultados: O presente estudo demonstrou altas taxas de incidência sendo a mais alta em 2006. A forma multibacilar foi a mais diagnosticada com ápice em 2009, quanto a faixa etária predominou os maiores de 15 anos. As formas clínicas predominantes foram a dimorfa e a tuberculóide. Conclusão: Os profissionais de saúde devem conhecer medidas profiláticas, avaliação e tratamento para evitar que esses números continuem crescendo e evitar assim incapacidades físicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Carvalho LK da CAA, Souza IBJ de, Silva A de AG, Pereira ISA, Silva RCC da, Tapety FI. Epidemiological profile of leprosy in municipality of Sao Luis - Ma from 2006 to 2010. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 20º de fevereiro de 2014 [citado 20º de junho de 2021];5(6):306-14. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3490
Seção
Research
Biografia do Autor

Líndia Kalliana da Costa Araújo Alves Carvalho, UNINOVAFAPI

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2003). Possui especialização em Doação e Transplante de Órgãos e Implante de Tecidos pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e também especialização em Centro Cirúrgico pelo Centro Universitário São Camilo- São Paulo(2009).Atualmente faz Mestrado em Saúde da Família( início 2012-2) pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)