Comparative study about the functional capacity of adult and elderly patients with venous ulcers

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho Universidade Federal Fluminense
  • Renata da Costa Santos Universidade Federal Fluminense
  • Fabiana Lopes Joaquim Universidade Federal Fluminense
  • Drielle dos Santos Louredo Universidade Federal Fluminense
  • Isabela Martins de Morais Universidade Federal Fluminense
  • Elaine Araújo da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1954-1966

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Lesões, Cicatrização de Feridas

Resumo

Objetivo: comparar a capacidade funcional de pacientes adultos e idosos com úlceras venosas. Método: estudo observacional do tipo transversal com cenário no Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF. Os sujeitos são pacientes adultos e idosos com lesões tissulares. Os instrumentos foram: protocolo da unidade, escalas de Lawton e Katz com dados tratados estatisticamente. Resultados: participaram 35 pacientes. Comparado com a clientela adulta os dados obtidos na escala de Lawton e Katz confirmam que a clientela idosa possui um grau de capacidade funcional inferior. Equivale ressaltar que os sujeitos adultos possuem um grau de dependência preocupante em virtude das atividades laborais que poderiam estar executando em seu cotidiano. Conclusão: torna-se imprescindível que a clientela conheça também sua doença, e seja um co-participante no processo de tratamento, para saber o deseja e quando esperar em cada situação, colaborando, dessa forma, com sua própria adaptação a nova realidade conforme verificado nos resultados dos instrumentos utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Implantou a Consulta de Enfermagem ao Cliente Portador de Alzheimer no Centro de Doença de Alzheimer (CDA-UFRJ) chefiando o serviço de enfermagem do presente setor (2001). Professora da Pós-Graduação de Geriatria e Gerontologia da EEAAC/UFF. Foi Mediadora Pedagógica da Educação à Distância do Curso de Pós-Graduação de Tecnologias da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Atuou como Tutora pedagógica na disciplina de Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância na Pós-Graduação de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da UFF (Lante - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino). Revisora ad hoc da Revista Brasileira de Enfermagem e da Revista Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento.

Renata da Costa Santos, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Fabiana Lopes Joaquim, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Drielle dos Santos Louredo, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 7º período da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista PIBIC-UFF.

Isabela Martins de Morais, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 6º período da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista FAPERJ

Elaine Araújo da Silva, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 6º período da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista PIBIC-UFF

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Camacho ACLF, Santos R da C, Joaquim FL, Louredo D dos S, Morais IM de, da Silva EA. Comparative study about the functional capacity of adult and elderly patients with venous ulcers. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(1):1954-66. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3505

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics