Estratégias pedagógicas para educação em saúde com adolescentes: uma revisão integrativa Educational strategies for health education with teens: a review integrative

Cíntia Priscila da Silva Ferreira, Juliana Freitas Marques, Célia Alves Rozendo, Cíntia Bastos Ferreira, Laura Maria Tenório Ribeiro Pinto, Amanda da Silva Ferreira

Resumo


Objetivo: identificar as estratégias utilizadas na educação em saúde com os adolescentes. Método: revisão integrativa nas bases de dados ADOLEC, SCIELO e LILACS, por meio dos descritores adolescente, educação em saúde e ensino. A busca foi realizada no mês de junho de 2013, e foram encontrados 296 artigos. A amostra final foi composta por 18 artigos. Resultados: Para caracterização dos estudos selecionados foi utilizado um instrumento específico de coleta de dados validado. Os resultados foram apresentados de forma descritiva, em três etapas. A primeira constituiu da descrição dos dados de identificação das publicações. Na segunda foram avaliadas as características metodológicas. E, na terceira etapa, para organização do conteúdo, optou-se pela análise qualitativa, sistematizando esse conteúdo em três categorias temáticas. Conclusão: A identificação e a interpretação dos estudos selecionados possibilitou construir uma visão panorâmica sobre as estratégias utilizadas na educação em saúde com adolescentes. Descritores: Educação em saúde, adolescente, enfermagem.


Palavras-chave


adolescente; educação em saúde; enfermagem

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4197-4211 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

SCImago Institutions Rankings

 

  

 

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.