Risk factors for neonatal mortality in the life of first week

Autores

  • Gracimary Alves Teixeira Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisca Marta de Lima Costa Secretária Municipal de Saúde de Natal-RN
  • Matheus Sousa Mata Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jovanka Bittencourt Leite Carvalho Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Nilba Lima Sousa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Richardson Augusto Rosendo Silva Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.4036-4046

Palavras-chave:

mortalidade neonatal, cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores de risco para a mortalidade neonatal precoce. Método: Estudo analítico com dados secundários, da série histórica de 2003 a 2012, no estado do Rio Grande do Norte (RN). Coletados a partir do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, teste do Qui-quadrado de Pearson. Resultados: Destaca-se a razão de prevalência do baixo peso ao nascer com 43,70 e a prematuridade com 41,55. Apresenta como fator protetor escolaridade da mãe de 8 a 11 anos de estudo. Na primeira semana de vida: o baixo peso ao nascer, a prematuridade e pós-termo, mães sem escolaridade, da raça negra, gestação gemelar, gestantes adolescentes e de idade avançada apresentaram-se como fatores de risco para mortalidade infantil no período neonatal precoce. Conclusão: Portanto, requer atenção especial dos serviços de saúde na assistência pré-natal, parto e puerpério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2016-01-07

Como Citar

1.
Teixeira GA, Costa FM de L, Mata MS, Carvalho JBL, Sousa NL, Silva RAR. Risk factors for neonatal mortality in the life of first week. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 7º de janeiro de 2016 [citado 2º de novembro de 2024];8(1):4036-4. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3943

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics