Pós-operatório em cirurgia cardíaca: refletindo sobre o cuidado de enfermagem Postoperative in cardiac surgery: reflecting about nursing care

Autores

  • Jeana Cristina Barretta Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Jéssica Maria de Auda Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Daiane Antoniolli Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Marcia Domênica Cunico Barancelli Instituto Federal do Paraná-Campus Palmas

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.259-264

Palavras-chave:

Cirurgia Cardíaca, Cuidado, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Conhecer os cuidados de enfermagem ao paciente pós-operatório de cirúrgica cardíaca, com ou sem circulação extracorpórea. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada na base de dados BIREME e Scielo. Resultados: A maioria dos artigos científicos, foi desenvolvida por profissionais de enfermagem, 7 (60%), seguidos por desenvolvimento do profissional médico com 5 (40%) artigos científicos. Observa-se que a maioria dos artigos científicos foi publicada em 2012, por profissionais de Enfermagem, desenvolvidas com analise quantitativa e qualitativa. Conclusão: Conclui-se que a sistematização de assistência de enfermagem é de extrema importância desde o período pré-operatório até pós-operatório de cirurgia cardíaca e dentre os meios de alternativos para recuperação de dano cardiovascular, o procedimento com circulação extracorpórea, embora acarrete algumas complicações, ainda é o mais efetivo.  Descritores: Cirurgia Cardíaca, Cuidado, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeana Cristina Barretta, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

GRADUANDA EM BACHAREL EM ENFERMAGEM IFPR, BOLSISTA DE PESQUISA EM SAÚDE MENTAL.

Jéssica Maria de Auda, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

GRADUANDA EM BACHAREL EM ENFERMAGEM IFPR, BOLSISTA DE EXTENSÂO EM SAÚDE MENTAL.

Daiane Antoniolli, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

Enfermeira. Mda em Enfermagem UFRGS. Especialista Saúde Pública FADEP. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas, Palmas, Paraná, Brasil.

Marcia Domênica Cunico Barancelli, Instituto Federal do Paraná-Campus Palmas

Enfermeira. Me em Desenvolvimento Regional pela UTFPR. Especialista Saúde Pública – FADEP. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas, Palmas,Paraná, Brasil.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Barretta JC, de Auda JM, Antoniolli D, Barancelli MDC. Pós-operatório em cirurgia cardíaca: refletindo sobre o cuidado de enfermagem Postoperative in cardiac surgery: reflecting about nursing care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 16º de abril de 2024];9(1):259-64. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4042

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics