Pós-operatório em cirurgia cardíaca: refletindo sobre o cuidado de enfermagem Postoperative in cardiac surgery: reflecting about nursing care

Main Article Content

Jeana Cristina Barretta
Jéssica Maria de Auda
Daiane Antoniolli
Marcia Domênica Cunico Barancelli

Resumo

Objetivo: Conhecer os cuidados de enfermagem ao paciente pós-operatório de cirúrgica cardíaca, com ou sem circulação extracorpórea. Método: Trata-se de uma revisão integrativa realizada na base de dados BIREME e Scielo. Resultados: A maioria dos artigos científicos, foi desenvolvida por profissionais de enfermagem, 7 (60%), seguidos por desenvolvimento do profissional médico com 5 (40%) artigos científicos. Observa-se que a maioria dos artigos científicos foi publicada em 2012, por profissionais de Enfermagem, desenvolvidas com analise quantitativa e qualitativa. Conclusão: Conclui-se que a sistematização de assistência de enfermagem é de extrema importância desde o período pré-operatório até pós-operatório de cirurgia cardíaca e dentre os meios de alternativos para recuperação de dano cardiovascular, o procedimento com circulação extracorpórea, embora acarrete algumas complicações, ainda é o mais efetivo.  Descritores: Cirurgia Cardíaca, Cuidado, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Barretta JC, de Auda JM, Antoniolli D, Barancelli MDC. Pós-operatório em cirurgia cardíaca: refletindo sobre o cuidado de enfermagem Postoperative in cardiac surgery: reflecting about nursing care. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 20º de outubro de 2021];9(1):259-64. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4042
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Jeana Cristina Barretta, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

GRADUANDA EM BACHAREL EM ENFERMAGEM IFPR, BOLSISTA DE PESQUISA EM SAÚDE MENTAL.

Jéssica Maria de Auda, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

GRADUANDA EM BACHAREL EM ENFERMAGEM IFPR, BOLSISTA DE EXTENSÂO EM SAÚDE MENTAL.

Daiane Antoniolli, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

Enfermeira. Mda em Enfermagem UFRGS. Especialista Saúde Pública FADEP. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas, Palmas, Paraná, Brasil.

Marcia Domênica Cunico Barancelli, Instituto Federal do Paraná-Campus Palmas

Enfermeira. Me em Desenvolvimento Regional pela UTFPR. Especialista Saúde Pública – FADEP. Docente do Curso de Graduação de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Palmas, Palmas,Paraná, Brasil.

Plum Analytics