Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training

Autores

  • Mayara Evangelhista da Silva Centro Universitário Serra dos Órgãos.
  • Paulo Sergio da Silva Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3803-3819

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Educação em Enfermagem, Tutoria.

Resumo

Objetivos: Conhecer os elementos presentes na face do professor que determinam o processo de ensino-aprendizagem no cenário tutorial e analisar suas implicações na formação de enfermeiros. Método: Trata-se de um estudo qualitativo realizado em um centro universitário particular localizado na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Os participantes deste estudo foram onze estudantes regularmente matriculados no sétimo período da graduação no ano de 2014. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com protocolo n.º 568.300. Resultados: Os dados convergiram para a construção de três categorias que dispõem de forma particular sobre os seguintes elementos da face do professor que implicam de forma agradável e desagradável aos olhos dos estudantes: expressões faciais, sobrancelhas, olhos e boca. Conclusão: Esperamos que as reflexões sobre os elementos conhecidos no corpo do professor disparem novos estudos em outros espaços de investigação institucional sobre criação do papel de ser enfermeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Evangelhista da Silva, Centro Universitário Serra dos Órgãos.

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Teresópolis, RJ.

Paulo Sergio da Silva, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Possui Graduação em Enfermagem (2008) e especialização em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior, ambas realizadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos (2009). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2016-01-06

Como Citar

1.
Silva ME da, Silva PS da. Elements of the teacher’s face in the tutorial setting: implications in nurses’ training. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(1):3803-19. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4068

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics