Dimensões qualificadoras para a comunicação de notícias difíceis na unidade de terapia intensiva neonatal Dimensions qualifying for communication of difficult news in neonatal intensive care unit

Autores

  • Luciana Palacio Fernandes Cabeça UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO / UFMA
  • Francisca Georgina Macedo de Sousa Universidade Federal do Maranhão/ UFMA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.37-50

Palavras-chave:

Enfermagem, Comunicação, Notícias difíceis, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Resumo

Objetivo: Compreender dimensões qualificadoras para a comunicação de notícias difíceis em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: Estudo exploratório descritivo, qualitativo apoiado pela Análise Temática. Foram sujeitos de pesquisa 10 mães de recém-nascidos e 14 profissionais da terapia intensiva neonatal. Resultados: A utilização de estratégias auxiliadoras no/para a comunicação das notícias difíceis na UTIN foram reveladas nas falas dos participantes da investigação como facilitadoras para o processo de interação entre profissionais, mães e famílias, permitindo nesse tipo de comunicação, reduzir o sofrimento dos envolvidos, favorecer apoio e suporte à mãe e à família e ampliar segurança para ultrapassar dificuldades e desafios. Conclusão: os resultados sugerem competências relacionais, interpessoais e comunicacionais a partir de uma perspectiva ampliada do cuidado que ultrapassa a dimensão técnica e tecnológica tão prevalentes em terapia intensiva.

Descritores: Enfermagem. Comunicação. Notícias difíceis. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Palacio Fernandes Cabeça, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO / UFMA

Enfermeira, graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Enfermagem em UTI Neonatal pelo Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão. Enfermeira efetiva da Universidade Federal do Maranhão (MEC). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa na Saúde da Família, Criança e Adolescente (GEPSFCA).

Francisca Georgina Macedo de Sousa, Universidade Federal do Maranhão/ UFMA

Enfermeira, Graduada em 1982 pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialização em Enfermagem Pediátrica e Puericultura pela UFMA, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração Filosofia, Saúde e Sociedade (2008). Doutorado Sandwich na Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal. Enfermeira assistencial da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, Maranhão/Brasil. Professora Adjunta III da Universidade Federal do Maranhão, Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFMA no período de 2010-2012. Pós Doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina (01.04.14 a 30.03.2015). Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando como pesquisadora nas seguintes temáticas: saúde da criança, cuidado à criança com doença crônica, cuidado centrado na família, cuidado de enfermagem, enfermagem e saúde da criança, sistemas de cuidados.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Cabeça LPF, de Sousa FGM. Dimensões qualificadoras para a comunicação de notícias difíceis na unidade de terapia intensiva neonatal Dimensions qualifying for communication of difficult news in neonatal intensive care unit. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(1):37-50. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4153

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics