A família não é de ferro: ela cuida de pessoas com transtorno mental Family needs a break: it takes care of people with mental disorder

Autores

  • Eliany Nazaré Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
  • Suzana Mara Cordeiro Eloia Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. http://orcid.org/0000-0002-6909-2594
  • Danyela dos Santos Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
  • Sara Cordeiro Eloia Universidade Federal do Ceará
  • Amanda Mabel Ferreira Linhares Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.71-78

Palavras-chave:

Saúde mental, transtornos mentais, cuidadores

Resumo

Objetivo: Analisar a sobrecarga de cuidadores familiares de pessoas com transtorno mental assistidas por um Centro de Atenção Psicossocial no Norte do Ceará. Método: A amostra se constituiu por 120 familiares, utilizando-se a Escala de Avaliação da Sobrecarga dos Familiares para coleta de dados. Resultados: O perfil dos cuidadores caracterizou-se pelo gênero feminino, mãe, casada, com faixa etária entre 51 a 60 anos, ensino fundamental incompleto e encontrava-se desempregada ou do lar. A assistência prestada aos usuários em sua vida cotidiana foi o domínio que mais contribuiu para a sobrecarga objetiva destes cuidadores, enquanto preocupações com o paciente, peso dos gastos financeiros e supervisão dos comportamentos desconcertantes se constituíram os de maior sobrecarga subjetiva. Conclusão: A família se tornou parceira no tratamento e necessita dos profissionais e gestão da saúde uma atenção especial que vise prevenir o seu adoecimento físico e mental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Suzana Mara Cordeiro Eloia, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. 

Danyela dos Santos Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Discente de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Sara Cordeiro Eloia, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Amanda Mabel Ferreira Linhares, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Enfermeira. Graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Graduanda em Terapia Intensiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Nazaré Oliveira E, Cordeiro Eloia SM, dos Santos Lima D, Cordeiro Eloia S, Ferreira Linhares AM. A família não é de ferro: ela cuida de pessoas com transtorno mental Family needs a break: it takes care of people with mental disorder. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 19º de abril de 2024];9(1):71-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4340

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics