Cateter central de inserção periférica: utilização no vale do paraíba paulista Peripherally inserted central catheter: the use in vale do paraíba paulista

Autores

  • Camila Bomfim von Jakitsch UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul http://orcid.org/0000-0002-2530-7661
  • Denise Pereira de Lima Carvalho Docente do Curso de Especialização de Enfermagem em Cuidados Intensivos com Ênfase em Cardiologia Clínica e Cirúrgica da Universidade Cruzeiro do Sul. Taubaté/SP, Brasil.
  • Maria Belém Salazar Posso Docente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba. (UNIVAP)- São José dos Campos/SP, Brasil.
  • Regimar Carla Machado Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. (UFSCAR) – São Carlos/SP, Brasil.
  • Vânia Maria Araújo Giaretta Docente do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos com Ênfase em Cardiologia Clínica e Cirúrgica da Universidade Cruzeiro do Sul. Taubaté/SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4280-4289

Palavras-chave:

Cateteres de Demora, Cateterismo Periférico, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Verificar juntamente aos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde do Vale do Paraíba Paulista a utilização do cateter PICC, de que forma, desde quando o fazem e os profissionais envolvidos no processo. Métodos: Observacional, descritivo com abordagem quantitativa. Elaborou-se um questionário para coleta de dados e realizou-se pré-teste com três voluntários. A amostra constituiu-se de 10 instituições de saúde. Resultados: O Cateter PICC é utilizado por 70% da amostra que apresentou: uso de protocolos para todo o processo, investimento em treinamento para a equipe, controle de complicações, utilização do profissional enfermeiro para a inserção e remoção do dispositivo e ampla utilização em suas UTIs. A minoria utiliza a punção guiada por imagem para inserção do dispositivo. Conclusão: O PICC é amplamente utilizado desde o ano de 2005. A competência do enfermeiro habilitado é reconhecida, sendo este profissional o responsável pela atuação frente a este dispositivo. Descritores: Cateteres de Demora, Cateterismo Periférico, Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Bomfim von Jakitsch, UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Cuidados Intensivos com Ênfase em Cardiologia Clínica e Cirúrgica pela Universidade Cruzeiro do Sul. Taubaté/SP, Brasil.

Denise Pereira de Lima Carvalho, Docente do Curso de Especialização de Enfermagem em Cuidados Intensivos com Ênfase em Cardiologia Clínica e Cirúrgica da Universidade Cruzeiro do Sul. Taubaté/SP, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba.Docente do Curso de Enfermagem da Fundação Universitária Vida Cristã Campus Pindamonhangaba/SP, Brasil.  Diretora administrativa da Alfa e Omega Assistência e Assessoria de Enfermagem.Taubaté/SP, Brasil.

Maria Belém Salazar Posso, Docente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba. (UNIVAP)- São José dos Campos/SP, Brasil.

Enfermeira.Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1988).Professora titular aposentada da Universidade de Taubaté. Professora emérita da FMABC. Atualmente é professora do Instituto de Pesquisa e desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba. Colaboradora na criação e implantação dos Cursos de Enfermagem da Universidade de Taubaté, da Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein, UNESP-Botucatu, da FMABC. 

Regimar Carla Machado, Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. (UFSCAR) – São Carlos/SP, Brasil.

Enfermeira.Pós Doutorado em Cirurgia Translacional - UNIFESP / Estágio de Pesquisa no Hospital Universitari de Valencia - Espanha. Doutorado em Ciências/Programa de Cirurgia Cardiovascular - UNIFESP - 2010.

Vânia Maria Araújo Giaretta, Docente do Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos com Ênfase em Cardiologia Clínica e Cirúrgica da Universidade Cruzeiro do Sul. Taubaté/SP, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba.

Publicado

2016-04-04

Como Citar

1.
von Jakitsch CB, Carvalho DP de L, Posso MBS, Machado RC, Giaretta VMA. Cateter central de inserção periférica: utilização no vale do paraíba paulista Peripherally inserted central catheter: the use in vale do paraíba paulista. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(2):4280-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4354

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics