Estresse e coping em familiares de pacientes no transoperatório de cirurgia cardíaca Stress and coping among patients’ relatives in the transoperative of cardiac surgery
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4704-4710Palavras-chave:
Estresse Psicológico, Adaptação Psicológica, Família, Cirurgia Torácica, Enfermagem.Resumo
Objetivo: avaliar estresse e coping de familiares de pacientes no transoperatório de cirurgia cardíaca. Método: estudo quantitativo, descritivo, transversal, realizada em um hospital porte IV, com 53 familiares que aguardavam na sala de espera do centro cirúrgico. Os dados foram coletados em março e abril de 2013, por meio de formulário de dados sociodemográficos e Inventário de Sintomas de Stress e Inventário de Coping de Jalowiec. Projeto de pesquisa aprovado por Comitê de Ética, Parecer n° 198.527. Resultados: 60% são mulheres, idade entre 18 a 58 anos, casadas, com filhos, católicas, a maioria filhas dos pacientes. Quanto às fases de estresse, 60% se encontravam na Fase Intermediária e o estilo de coping mais utilizado foi o Sustentativo. Conclusão: os resultados podem subsidiar profissionais da saúde, pesquisadores e gestores, mobilizar ações integradas visando qualificar a assistência no perioperatório, com ênfase no cuidado aos pacientes e familiares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.