A vulnerabilidade dos cuidadores de idosos com demência: revisão integrativa Vulnerability of caregivers for the elderly with dementia: integrative review

Autores

  • Bruna Silva Leite UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho
  • Raquel Santos de Queiroz Universidade Federal Fluminense
  • Gláucio Diré Feliciano Universidade Estadual da Zona Oeste

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.888-892

Palavras-chave:

Demência, Cuidadores, Enfermagem familiar.

Resumo

Objetivo: analisar a vulnerabilidade dos cuidadores de idosos com demência. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de natureza quanti-qualitativa. O período de coleta de dados ocorreu de 01/09/14 à 30/10/14. Resultados: Do total de artigos analisados 26% apontam intervenções para alívio da sobrecarga; 20% analisam a carga de depressão; 16% dos estudos abordam a sobrecarga do cuidador; 14 % pautaram suas discussões no bem estar físico e espiritual, bem estar psicológico e social e nos prejuízos a qualidade de vida; 12% abordaram o estresse. Conclusão: Pesquisadores de diversos países apontam os impactos do cuidado na vida do cuidador, destacando: a sobrecarga emocional, estresse rotineiro e sintomas depressivos. Entretanto, existem medidas atenuantes, identificadas através das pesquisas, que podem contribuir para alívio do estresse cotidiano, como por exemplo: a prática diária de meditação yoga, a religiosidade, o relacionamento positivo entre a família, o idoso e o cuidador. Descritores: Demência, Cuidadores, Enfermagem familiar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Silva Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Enfermeira. Mestranda na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (MACCS). Graduada em Enfermagem pela EEAAC da UFF, em 2014. Realizou Mobilidade Internacional Acadêmica com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra no primeiro semestre de 2013 como bolsista. Atua principalmente nos seguintes temas: idoso, Doença de Alzheimer, intercâmbio estudantil, enfermagem e cuidado. Bolsista de Extensão do Projeto Cuidados a Pessoa com Doença de Alzheimer- Blog Interativo no ano de 2012; Acadêmica Bolsista no Setor de Emergência do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) no ano de 2012; Voluntária no Projeto de Iniciação Científica: Ações Facilitadoras junto aos cuidadores de idosos com demência: PRÓ CUIDEM no ano de 2012; Bolsista de Iniciação Científica no Projeto: Centro de Diálise e Transplante: impacto da organização e do contexto de trabalho na saúde do trabalhador de enfermagem no período de agosto de 2010 a agosto de 2011, premiado entre os 10 melhores da Área de Saúde no ano de 2011.

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho

Prof.ª Dr.ª Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho
Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração - MFE
Universidade Federal Fluminense - Niterói (RJ)

Raquel Santos de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (MACCS).

Gláucio Diré Feliciano, Universidade Estadual da Zona Oeste

Biólogo. Professor pesquisador da Universidade Estadual da Zona Oeste. Doutor em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2017-07-11

Como Citar

1.
Leite BS, Camacho ACLF, Queiroz RS de, Feliciano GD. A vulnerabilidade dos cuidadores de idosos com demência: revisão integrativa Vulnerability of caregivers for the elderly with dementia: integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 28º de março de 2024];9(3):888-92. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4513

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics