Young academics and the knowledge about sexually transmitted diseases - contribution to care in nursing

Autores

  • Karla Temístocles de Brito Dantas Universidade do Estado do Rio de janeiro
  • Thelma Spindola Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Selma Villas Boas Teixeira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Allan Carlos Mazzoni Lemos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luiz Eduardo da Motta Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.3020-3036

Palavras-chave:

Graduando de enfermagem, Jovem, Sexualidade, DST/HIV/AIDS, Prevenção

Resumo

Objetivos: Analisar conhecimentos dos graduandos de enfermagem acerca das doenças sexualmente transmissíveis, identificar as práticas que os jovens adotam para prevenção de DST. Métodos: Estudo descritivo, quantitativo. Realizado em instituição de ensino superior pública, no Rio de Janeiro, com graduandos de enfermagem que responderam um questionário. Pesquisa aprovada pelo parecer 063/2012 CEP/UERJ. Os dados foram tabulados com emprego da estatística descritiva simples, armazenados no software Microsoft Excel 2003. Resultados: Os estudantes reconhecem a importância do uso do preservativo para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, mas não o utilizam de maneira contínua. Entre os participantes muitos desconhecem as formas de transmissão das DST. Conclusão: Os jovens investigados apresentam déficit de informações acerca das doenças sexualmente transmissíveis e medidas preventivas. Os profissionais de saúde devem contribuir com esclarecimentos e ações educativas ressaltando a importância da prática sexual segura para a saúde dos jovens. Descritores: Graduando de enfermagem, Jovem, Sexualidade, DST/HIV/AIDS, Prevenção.

YOUNG ACADEMICS AND THE KNOWLEDGE OF SEXUALLY TRANSMITTED DISEASES - CONTRIBUTION TO CARE IN NURSING

Objective: Analyze the knowledge of undergraduates of nursing about sexually transmitted diseases and identify practices that young people adopt for STD prevention. Methods: Descriptive, quantitative, exploratory study. Held in public higher education institution in Rio de Janeiro, with nursing graduates who answered a questionnaire. Researched was approved by CEP/UERJ n. 063/2012. The data were tabulated with use of simple descriptive statistics and stored of Microsoft Excel 2003 software. Results: Students recognize the importance of the use of condoms for the prevention of sexually transmitted diseases but don’t use it continuously. Many students are unaware of the transmission of STD. Conclusion: The young people investigated do not have enough information about sexually transmitted diseases and preventive measures. Health professionals should contribute with information and educational activities emphasizing the importance of practicing safe sexual health for young people. Descriptors: Nursing Graduating, Young, Sexuality, STD/HIV/AIDS, Prevention.

JÓVENES UNIVERSITARIOS Y EL CONOCIMIENTO DE LAS ENFERMEDADES DE TRANSMISIÓN SEXUAL - CONTRIBUCIÓN A LA ATENCIÓN DE ENFERMERÍA

Objetivo: Analizar el conocimiento de los estudiantes de enfermería acerca de las enfermedades de transmisión sexual, identificar prácticas que adoptam los jovenes para la prevención de las ETS. Métodos: Estudio descriptivo, cuantitativo. Se realizó en la institución de educación superior en Río de Janeiro, con estudiantes de enfermería que respondieron un cuestionario.Investigacion aprobada CEP/UERJ 063/2012. Los datos fueron tratados con la estadística descriptiva y almacenados en software Microsoft Excel 2003. Resultados: Los estudiantes reconocen la importancia del uso del condón para la prevención de enfermedades de transmisión sexual, pero no ló use continuamente. Muchos de los participantes no sabía las formas de transmisíon de las ETS. Conclusión: Los jóvenes no tienen suficiente información sobre las enfermedades de transmisión sexual y las medidas preventivas. Los profesionales de salud deben contribuir a la clarificación y actividades educativas que enfatizan la importancia de la practica sexual segura para la salud de los jóvenes. Descriptores: Graduación en Enfermería, Joven, Sexualidad, ETS/VIH/SIDA, Prevención.

 

 

 

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Biografia do Autor

Karla Temístocles de Brito Dantas, Universidade do Estado do Rio de janeiro

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Clínica Médica e Cirúrgica pela Marinha/UNIRIO.

Thelma Spindola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Selma Villas Boas Teixeira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Allan Carlos Mazzoni Lemos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro Mestrando na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Luiz Eduardo da Motta Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Médico. Mestre em Cardiologia. Professor Adjunto da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Temístocles de Brito Dantas K, Spindola T, Villas Boas Teixeira S, Mazzoni Lemos AC, da Motta Ferreira LE. Young academics and the knowledge about sexually transmitted diseases - contribution to care in nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 29º de novembro de 2024];7(3):3020-36. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4689

Edição

Seção

Artigo Original

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