Aspectos bioéticos envolvidos no cuidado ao idoso com HIV/AIDS Bioethical issues involved in care of elderly with HIV/AIDS

Autores

  • Karla Ferraz dos Anjos Universidade Federal da Bahia
  • Adriana Consuelo Oliveira Bispo Universidade Federal da Bahia
  • Cleuma Sueli Santos Suto Universidade Federal da Bahia
  • Frank Evilácio de Oliveira Guimarães Universidade Federal da Bahia
  • Carlito Lopes Nascimento Sobrinho Universidade Federal da Bahia
  • Darci de Oliveira Santa Rosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4882-4890

Palavras-chave:

Idoso, Síndrome de imunodeficiência adquirida, Bioética

Resumo

Objetivo: Analisar a produção científica sobre os aspectos bioéticos do cuidado a idosos com HIV/AIDS. Método: Realizou-se revisão sistemática de artigos nas bases de dados Scopus e SciELO. Resultados: Os estudos selecionados indicaram que: ocorreu aumento do número de pessoas idosas com HIV/AIDS; os idosos possuem déficit de conhecimento sobre as formas de transmissão; os profissionais de saúde tem dificuldade de abordar a sexualidade na terceira idade. Evidenciou-se que apesar das concepções construídas em relação à doença, o preconceito sobre a sexualidade tem dificultado medidas preventivas para a infecção levando a construção de estratégias de resistência pelos idosos como: silêncio em relação à sorologia, esperança da cura da AIDS e busca do respeito a autonomia. Conclusão: Verifica-se a necessidade de maiores investimentos na educação em saúde para elevar o conhecimento de idosos sobre HIV/AIDS, respeito à sua autonomia e minimizar riscos ao preconceito à sua sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Ferraz dos Anjos, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Doutoranda, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia (PPGENF/UFBA). Bahia, Brasil.

 

Adriana Consuelo Oliveira Bispo, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador (BA), Brasil.

Cleuma Sueli Santos Suto, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador (BA), Brasil.

Frank Evilácio de Oliveira Guimarães, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro, Mestrando, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador (BA), Brasil.

Carlito Lopes Nascimento Sobrinho, Universidade Federal da Bahia

Médico, Professor Doutor, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador (BA), Brasil.

Darci de Oliveira Santa Rosa, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira, Professora Doutora, Graduação/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador (BA), Brasil.

Publicado

2016-07-15

Como Citar

1.
Anjos KF dos, Bispo ACO, Suto CSS, Guimarães FE de O, Sobrinho CLN, Santa Rosa D de O. Aspectos bioéticos envolvidos no cuidado ao idoso com HIV/AIDS Bioethical issues involved in care of elderly with HIV/AIDS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(3):4882-90. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4691

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics