The distance-learning mode as a strategy in the heath professionals’ continuous improvement

Autores

  • Ana Amélia Nascimento da Silva Bones Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Prefeitura municipal de Porto Alegre.
  • Silvio César Cazella Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Márcia Rosa da Costa Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3532-3542

Palavras-chave:

educação a distância, HIV, educação continuada.

Resumo

Os profissionais da saúde têm sido sensibilizados a combater a epidemia pelo HIV através da implementação de tecnologias na sua prática. Objetivo: Discutir sobre o desenvolvimento de  um  Objeto de Aprendizagem para reflexão clínica da realização do teste rápido para HIV e sobre a necessidade da execução da educação permanente. Metodologia: Pesquisa de natureza aplicada, o método constitui-se em revisão de literatura e modelagem de comunidade virtual de aprendizagem. Resultados: em nota prévia, desenvolveu-se o objeto de aprendizagem sobre a abordagem dos usuários com o teste rápido positivo de HIV na atenção básica. O software exelearning foi priorizado devido à reutilização, à interoperabilidade e ao alinhamento da ação educacional com o perfil dos alunos. A expectativa é mapear as estratégias pedagógicas e refletir sobre a educação permanente em espaços coletivos de maneira articulada entre os atores. Conclusão: A padronização de conteúdos educacionais em EaD oportuniza atualização e reformulação das práxis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Amélia Nascimento da Silva Bones, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Prefeitura municipal de Porto Alegre.

Mestranda do Mestrado Profissional de Ensino da Saúde oferecido pela UFCSPA (2014- 2016) e trabalhadora na estratégia da saúde da família no município de Porto Alegre desde 2010.

Silvio César Cazella, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006, tendo realizado doutorado "sanduiche" na Universidade de Alberta no Canadá. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1997. Professor Adjunto III do Departamento de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Márcia Rosa da Costa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Professora Adjunta do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atua como Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Saúde da Família, do Projeto UNA-SUS/UFCSPA. 

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Bones AAN da S, Cazella SC, da Costa MR. The distance-learning mode as a strategy in the heath professionals’ continuous improvement. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(4):3532-4. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5025

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics