Aposentadoria por invalidez de trabalhadores da área da saúde de um hospital universitário Disability retirement of workers in the health field at a university hospital

Autores

  • Júlia Trevisan Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Maria José Quina Galdino Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Priscilla Ghiraldi Linares Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Perfeito Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Larissa Gabrielle Souza Ueno Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Cristina Cescato Broboff Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.122-127

Palavras-chave:

Aposentadoria. Seguro por Invalidez. Pessoal de Saúde. Universidades.

Resumo

Objetivo: Identificar as causas da aposentadoria por invalidez de trabalhadores da área da saúde de um hospital universitário. Método: Estudo seccional retrospectivo, realizado em 2014, por meio da análise dos registros dos prontuários de saúde dos trabalhadores da área da saúde do hospital universitário de uma universidade pública paranaense que se aposentaram por invalidez, no período de 2000 a 2013. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, considerando o nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: Foram concedidas 40 aposentadorias por invalidez. As principais causas da aposentadoria por invalidez foram os transtornos mentais e comportamentais (45,0%), seguidos pelas doenças osteomusculares (25,0%), as doenças do aparelho circulatório (7,5%) e as neoplasias (7,5%). Não ouve associação significativa entre as variáveis estudadas. Conclusão: Os grupos de doenças que levaram a aposentadoria por invalidez são as mais comuns entre a população brasileira e passíveis de prevenção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Trevisan Martins, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. 

Maria José Quina Galdino, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, Paraná, Brasil.

Priscilla Ghiraldi Linares, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Residente em Enfermagem em Cuidados Intensivos do Adulto. Hospital Universitário de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Renata Perfeito Ribeiro, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Larissa Gabrielle Souza Ueno, Universidade Estadual de Londrina

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/Fundação Araucária. Londrina, Paraná, Brasil.

Maria Cristina Cescato Broboff, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, Paraná, Brasil. 

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Martins JT, Galdino MJQ, Linares PG, Ribeiro RP, Ueno LGS, Broboff MCC. Aposentadoria por invalidez de trabalhadores da área da saúde de um hospital universitário Disability retirement of workers in the health field at a university hospital. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 19º de abril de 2024];9(1):122-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5035

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics