Percepção de mulheres acerca da violência vivenciada The women’s perception on the violence experienced

Autores

  • Franciele Marabotti Costa Leite Universidade Federal do Espirito Santo
  • Dherik Fraga Santos Hospital Evangélico de Vila Velha
  • Denise Silveira Castro Universidade Federal do Espirito Santo
  • Leonidas Albuquerque Netto Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Maria Aparecida Vasconcelos Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Eliane de Fátima Almeida Lima Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.193-199

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Violência contra a mulher, Percepção

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de mulheres acerca da violência vivenciada. Método: estudo qualitativo, os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada e analisados através da modalidade de Análise de Conteúdo. Resultado: a partir da análise dos relatos das 14 mulheres participantes do estudo foram identificadas 04 categorias temáticas. Sendo que 34,8% dos relatos se enquadram na categoria Percepção e sentimentos acerca da violência; 26,1% apresentaram relatos na categoria Percepção dos motivos da vivência da violência e na categoria Cessação da liberdade; e 13,0% na categoria Reflexo da violência sobre a saúde. Conclusão: emerge a necessidade de políticas e ações que apoiem e contribuem para que as mulheres se desvencilhem da violência, bem como o fortalecimento das redes de apoio intersetoriais, já que a violência acarreta inúmeros problemas não apenas de caráter socioeconômico, mas também gera danos à saúde de suas vítimas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Marabotti Costa Leite, Universidade Federal do Espirito Santo

Mestre em Saúde Coletiva. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Vitória, Espirito Santo, Brasil.  

Dherik Fraga Santos, Hospital Evangélico de Vila Velha

Enfermeiro. Vitoria, Espirito Santo, Brasil.

Denise Silveira Castro, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Vitória, Espirito Santo, Brasil. E-mail: dsmcastro@terra.com.br

Leonidas Albuquerque Netto, Escola de Enfermagem Anna Nery

Mestre em Enfermagem. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: leonidasalbuquerque@bol.com.br

Maria Aparecida Vasconcelos Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora. Professora Associada da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. 

Eliane de Fátima Almeida Lima, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq: CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Publicado

2017-01-10

Como Citar

1.
Costa Leite FM, Santos DF, Castro DS, Netto LA, Vasconcelos Moura MA, Lima E de FA. Percepção de mulheres acerca da violência vivenciada The women’s perception on the violence experienced. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 20º de abril de 2024];9(1):193-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5353

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics