Furniture and sanitary facilities in family health units: accessibility for physical disability / Mobiliários e instalações sanitárias em unidades de saúde da família: acessibilidade física para pessoas com deficiência

Autores

  • Kaisy Pereira Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Thayris Mariano de Medeiros Universidade Federal da Paraíba
  • Tatiana Ferreira da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Kátiva Neyla de Freitas Macêdo Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
  • Inácia Sátiro Xavier de França UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1150-1155

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Pessoas com Deficiência, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Objetivo: Investigar a acessibilidade física de mobiliários, equipamentos e instalações sanitárias em Unidades de Saúde de Família. Método: Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, de base populacional, realizada nas Unidades de Saúde da Família do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Utilizou-se um checklist fundamentado na Norma Brasileira 9050. Resultados: Dos 90 prédios avaliados, 83,3% dos balcões e das mesas de trabalho e 85,6% dos assentos ambulatoriais estão adequados, como preconizado pela legislação. Entretanto, apenas 24,4% dos bebedouros estão instalados adequadamente. Nenhuma das unidades apresentou textos contendo orientações e instruções escritas em braille; 60,0% não têm sanitários adequados, e 92,2% não estão devidamente sinalizados. Conclusão: Ainda são muitas as barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência para o uso dos serviços de atenção básica à saúde. Nesse sentido, se faz necessário, intervenções específicas a esse grupo populacional e a avaliação das políticas públicas, para efetivar tudo o que é garantido por lei.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaisy Pereira Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa.

Thayris Mariano de Medeiros, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Tatiana Ferreira da Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Docente do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário de João Pessoa.

Kátiva Neyla de Freitas Macêdo Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem Clínica e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba.

Inácia Sátiro Xavier de França, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba.

Publicado

2018-10-04

Como Citar

1.
Martins KP, Medeiros TM de, Costa TF da, Macêdo Costa KN de F, França ISX de. Furniture and sanitary facilities in family health units: accessibility for physical disability / Mobiliários e instalações sanitárias em unidades de saúde da família: acessibilidade física para pessoas com deficiência. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(4):1150-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5436

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics