Fumicultura: uso de equipamento de proteção individual e intoxicação por agrotóxico Tobacco farming: use of personal protective equipment and pesticide poisoning
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.466-472Palavras-chave:
Saúde do trabalhador, Trabalhadores rurais, Agrotóxicos, EnfermagemResumo
Objetivo: verificar o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e a presença de sintomas de intoxicação por agrotóxicos em fumicultores. Método: Estudo transversal realizado com fumicultores do noroeste do estado do Rio Grande do Sul/Brasil em 2012/2013 por meio de inquérito domiciliar com aplicação de entrevista. Resultados: Participaram 100 fumicultores homens com média de 46,9±10,8 anos; 97(97,0%) fizeram aplicação de agrotóxicos; 81(81,0%) relatam utilizar EPI; 20 (20,0%) apresentaram sintomas de intoxicação. Conclusões: Os trabalhadores fazem uso parcial de EPI o que pode favorecer o surgimento de problemas de saúde relacionado aos agrotóxicos. Neste sentido faz-se necessário que os trabalhadores da saúde, aliados com estes trabalhadores incorporarem na sua prática, à assistência integral a saúde englobando prevenção, promoção, assistência e notificação dos casos de intoxicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.