Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros

Autores

  • Karen Cristina Kades Andrigue Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Leticia de Lima Trindade Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Simone Coelho Amestoy Universidade Federal de Pelotas - UFPel, em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.971-977

Palavras-chave:

Enfermagem, Liderança, Educação Continuada.

Resumo

Objetivo: conhecer as influências da formação acadêmica e da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos estilos de liderança adotados pelos enfermeiros no âmbito hospitalar. Método: pesquisa qualitativa do tipo descritiva, apoiada no referencial de Hersey e Blanchard. Participaram do estudo seis enfermeiros da rede hospitalar de Chapecó (SC), que tipificavam diferentes estilos de liderança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados conforme Análise Temática. Resultados: os participantes sentiram-se pouco influenciados para liderar diante da formação obtida na graduação e ressaltaram dificuldades de integração ensino-serviço, que interferiram no exercício da liderança. Quanto à EPS, sinalizaram a falta de investimentos na qualificação. Conclusão: destaca-se a importância de o ensino na graduação fortalecer as práticas de aprendizagem da liderança e entende-se que a liderança é aperfeiçoada ao longo da vida profissional. 

 

Objective: to know the influences of academic training and Continuing Health Education (EPS) on the leadership styles adopted by nurses in the hospital environment. Method: it is qualitative descriptive-type research supported in the references of Hersey and Blanchard. Six nurses from the hospital network of Chapecó, Santa Catarina, participated in this study and typified different leadership styles. The data were collected through semi-structured interviews and analyzed according to Thematic Analysis. Results: the participants felt only slightly influenced to lead during the training obtained in their graduation course and highlighted difficulties in integrating education service, which interfered in exercising leadership. As for the Continuing Health Education (EPS), it indicated a lack of investment in qualification. Conclusion: standing it was highlighted the importance of education in graduation studies to strengthen leadership learning practices and it is understood that leadership is perfected and improved throughout working life. Key words: Nursing, Leadership, Continuing Education.

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Biografia do Autor

Karen Cristina Kades Andrigue, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Contestado e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Atualmente é professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapeco, membro de grupo de pesquisa - Formação e Trabalho, representante do curso de enfermagem no Pró Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidados de enfermagem, educação permanente e cuidado a criança e ao adolescente.


Have a college degree in nursing at Universidade do Contestado - UNC and a master in health sciences at Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Currently is titular professor at Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, member of the research group - Formation and Work, representant of the Nursing School in the Pro Health. Has experience in nursing, with emphasis in nursing, mainly acting in the following subjects: nursing, health care, permanent education and children and teenagers care.

Leticia de Lima Trindade, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa sobre Saúde e Trabalho (GESTRA/UDESC) e é membro do grupo Práxis: trabalho, cidadania, saúde e enfermagem da UFSC. Docente do Mestrado em Ciência da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nas linhas de pesquisa e temas Formação e Trabalho em Saúde, Políticas e Práticas em Saúde e Processo de Trabalho em Saúde.


Doctor in Nursing at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Master in Nursing at Universidade Federal de Santa Catarina (UFRGS) and a College Degree in Nursig at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Currently is leader of the Research Group in Health and Work (GESTRA/UDESC) and is member of the group Práxis: work, citizenship, health and nursing of UFSC. Professor of the Master in Health Sciences  at Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO) and at Universidade do Estado de Santa Catarina. Has experience in Nursing, mainly acting in the research lines Formation and Work in Health, Politics and Practices in Health and Procedure in Work in Health.

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal de Pelotas - UFPel, em exercício provisório na Universidade Federal da Bahia - UFBA

Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Enfermagem com Ênfase em Terapia Intensiva pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre-RS. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPEL em execício provisório na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro dos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Pesquisa e Práticas de Enfermagem (NEPEN) da UFPEL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE) da UFBA.


Bachelor Degree in Nursing at Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Specialization in Nursing with emphasis in Intensive Therapy at Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre-RS. Master in Nursing at Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doctor in Nursing at the Postgraduate Nursing Program of Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assistant Professor of the Departament an the Postgraduate Program of Universidade Federal da Bahia (UFBA). Member of the Research Groups: Center of Research and Practice in Nursing (NEPEN) of UFPEL. Member of the Research and Studies Group in Administration of Nursing Services (GEPASE) of UFBA).

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
Kades Andrigue KC, Trindade L de L, Amestoy SC. Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses Formação acadêmica e educação permanente: influências nos estilos de liderança de enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 27º de dezembro de 2024];9(4):971-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5534

Edição

Seção

Artigo Original

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