Gift and care during the time lived with the family A dádiva e o cuidado no tempo do vivido em família

Main Article Content

Ítala Paris de Souza
Laura Filomena Santos de Araújo
Roseney Bellato

Resumo

Objetivo: Compreender a modelagem do cuidado familiar ao longo do tempo à idosa que vivencia o Alzheimer, inscrevendo-o no circuito da dádiva. Métodos: Estudo de situação, de abordagem compreensiva, empregando história de vida com entrevista em profundidade e observação junto à idosa e família. Resultados: Apreendemos os laços que unem os entes familiares, possibilitando a modelagem do cuidado “na e para” a vida, ao longo do tempo em família, instaurando o circuito da dádiva, que apresentamos pela imagem da lemniscata. Nessa modelagem evidenciamos o intenso esforço despendido pela família na provisão e gerenciamento dos cuidados à idosa, cada vez mais aprimorados, reatualizando, assim, o dar-receber-retribuir, em tecitura afetiva e laboriosa. Conclusão: Tal compreensão se mostra importante aos profissionais de saúde para que reflitam sobre modos de produzir boas práticas que perdurem no tempo, mobilizando recursos para apoiar a família com o substrato necessário ao seu cuidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
de Souza Ítala P, Santos de Araújo LF, Bellato R. Gift and care during the time lived with the family A dádiva e o cuidado no tempo do vivido em família. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 6º de julho de 2022];9(4):990-8. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5650
Seção
Research
Biografia do Autor

Ítala Paris de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEN/UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania (GPESC). Bolsista CAPES FAEN/UFMT. Cuiabá - Mato Grosso, Brasil.

Laura Filomena Santos de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, docente da FAEN/UFMT, líder do GPESC. Cuiabá - Mato Grosso, Brasil.

Roseney Bellato, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, docente da FAEN/UFMT, membro do GPESC. Cuiabá - Mato Grosso, Brasil.

Plum Analytics