Consequences of drug use: perspective of the adolescent in rural areas Consequências do uso de drogas: a ótica de adolescente pertencentes ao meio rural

Autores

  • Lucimare Ferraz Universidade Comunitária da região de Chapecó -Unochapeco e Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC.
  • Fabiane Romancini Bolsista de Iniciação Científica e Acadêmica do Curso de Medicina da Unochapeco
  • Janaina Carneiro Camargo Universidade Comunitária da região de Chapecó -Unochapeco
  • Luana Roberta Schneider Universidade Comunitária da região de Chapecó -Unochapeco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1028-1033

Palavras-chave:

Adolescente, efeitos de drogas, população rural.

Resumo

Objetivo: conhecer a ótica de adolescentes rurais sobre as consequências do uso de drogas. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada pela metodologia criativo-sensível, com adolescentes do oitavo ano de uma escola rural. Resultado: durante as produções artísticas e depoimentos, os adolescentes do meio rural expressaram que o uso de drogas gera consequências de saúde e sociais, destacando a exposição ao sexo inseguro (gravidez precoce e DST), a violência física e sexual (estupro e atentado ao pudor) e acidentes de transito. Conclusão: os adolescentes pertencentes ao meio rural têm um olhar ampliando a respeito das consequências do uso de drogas. Contudo, isso não significa que estão protegidos frente a essa problemática. Nesse caso, o setor saúde e escolar precisam manter/realizar ações de prevenção ao uso e abuso de drogas junto aos adolescentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimare Ferraz, Universidade Comunitária da região de Chapecó -Unochapeco e Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC.

Enfermeira. Doutora em saúde Coletiva pela Unifesp. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Unochapeco e do Departamento de Enfermagem da UDESC.

Fabiane Romancini, Bolsista de Iniciação Científica e Acadêmica do Curso de Medicina da Unochapeco

Bolsista de Iniciação Científica e Acadêmica do Curso de Medicina da Unochapeco

Janaina Carneiro Camargo, Universidade Comunitária da região de Chapecó -Unochapeco

Naturologa. Mestre em Ciências da Saúde - Unochapeco.

Luana Roberta Schneider, Universidade Comunitária da região de Chapecó -Unochapeco

Enfermeira. Mestranda em Ciências da Saúde - Unochapeco.

Publicado

2017-10-31

Como Citar

1.
Ferraz L, Romancini F, Camargo JC, Schneider LR. Consequences of drug use: perspective of the adolescent in rural areas Consequências do uso de drogas: a ótica de adolescente pertencentes ao meio rural. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];9(4):1028-33. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5744

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics