Paulo Freire in the nursing academic production: a bibliometric study Paulo Freire na produção acadêmica de enfermagem: estudo bibliométrico

Stephania Mendes Demarchi, Maria da Penha Gomes Gouvea, Susane Petinelli Sousa

Resumo


Objetivo: analisar a utilização das obras de Paulo Freire na produção científica de enfermagem, encontrada na base de dados LILACS/Brasil, no período de 2005 a 2015. Método: foram selecionados 36 trabalhos, sendo que 80, 5% eram artigos, 16,5 % dissertações e 3% teses. Resultado: considerando a titulação acadêmica dos autores: 16% eram mestrandos e 15% doutorandos, 10% mestres e 41% doutores. Em relação às obras de Paulo Freire, foram utilizadas citadas 21 obras e as mais frequentes utilizadas foram Pedagogia do oprimido, encontrada em 78% das publicações; depois Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, em 50% Educação como prática da liberdade, em 50%; e Educação e mudança, em 42%. Conclusão: o estudo também demonstrou que as obras de Paulo Freire estão sendo utilizadas como base para a fundamentação de teorias pedagógicas na enfermagem, principalmente em relação a temas em educação em saúde e atenção primária á saúde.


Palavras-chave


Enfermagem, Educação em Enfermagem, Paulo Freire, Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1094-1098 

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