Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais

Main Article Content

Gabriela Henriques Araújo
Alynne Mendonça Saraiva
Mariana Albernaz Pinheiro Carvalho
Anna Luiza Castro Gomes
Lorena de Farias Pimentel Costa
Maria de Oliveira Ferreira Filha

Resumo

Objetivos: identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em uma instituição de ensino superior. Método: um estudo retrospectivo de natureza documental desenvolvido em instituição de ensino superior do município de João Pessoa – PB. A amostra foi constituída por 254 fichas de docentes atendidos em um serviço de perícia médica da instituição selecionada para o estudo. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente por frequência e percentual. Resultados: quase toda a amostra foi composta por docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 49 anos, e a depressão foi responsável por 53% dos afastamentos de professores, a esquizofrenia (12%), o transtorno bipolar (10%), a reação aguda ao estresse (8%), a ansiedade (7%), os transtornos delirantes (4%) e outros (8%). Conclusão: o transtorno mental que mais acomete a categoria docente pesquisada é a depressão. Portanto, são necessárias novas investigações que possam analisar a gravidade dessa problemática. Descritores: Saúde mental, Docentes, Doenças Profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Araújo GH, Saraiva AM, Carvalho MAP, Gomes ALC, Costa L de FP, Ferreira Filha M de O. Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de dezembro de 2015 [citado 5º de junho de 2023];7(5):28-3. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5861
Seção
Research

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)