Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais

Gabriela Henriques Araújo, Alynne Mendonça Saraiva, Mariana Albernaz Pinheiro Carvalho, Anna Luiza Castro Gomes, Lorena de Farias Pimentel Costa, Maria de Oliveira Ferreira Filha

Resumo


Objetivos: identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em uma instituição de ensino superior. Método: um estudo retrospectivo de natureza documental desenvolvido em instituição de ensino superior do município de João Pessoa – PB. A amostra foi constituída por 254 fichas de docentes atendidos em um serviço de perícia médica da instituição selecionada para o estudo. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente por frequência e percentual. Resultados: quase toda a amostra foi composta por docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 49 anos, e a depressão foi responsável por 53% dos afastamentos de professores, a esquizofrenia (12%), o transtorno bipolar (10%), a reação aguda ao estresse (8%), a ansiedade (7%), os transtornos delirantes (4%) e outros (8%). Conclusão: o transtorno mental que mais acomete a categoria docente pesquisada é a depressão. Portanto, são necessárias novas investigações que possam analisar a gravidade dessa problemática. Descritores: Saúde mental, Docentes, Doenças Profissionais.


Palavras-chave


Saúde mental, Docentes, Doenças Profissionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i5.28-38 

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