TAKING CARE OF YOURSELF TO TAKE CARE OF THE OTHER: REFLECTIONS OF NURSING PROFESSIONALS ABOUT SELF CARE

Autores

  • Tássia Henny S. Justino Targino Faculdade de Ciências Médicas
  • Priscilla Maria de Castro Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Elisângela Braga de Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Alynne Mendonça Saraiva Universidade Federal de Campina Grande
  • Renata Cavalcanti Cordeiro Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Oliveira Ferreira Filha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.440-448

Palavras-chave:

Autocuidado, Enfermagem, Qualidade de vida.

Resumo

Objetivo: Analisar as práticas dos profissionais de enfermagem de um Hospital de Urgência e Emergência, direcionadas ao autocuidado; caracterizá-los quanto à carga horária semanal de trabalho e averiguar as dificuldades que encontram para cuidarem de si. Método: Estudo exploratório-descritivo e qualitativo, realizado com uma equipe de enfermagem, em julho de 2009, num Hospital de Urgência e Emergência de Campina Grande/PB/Brasil. O material empírico foi analisado através da análise de conteúdo, tendo obedecido aos preceitos éticos da resolução 196/96, submetida ao Comitê de Ética do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (CESED) que o aprovou em 25/05/2009, nº 1846.0.000.405-09. Resultados: Evidenciou-se percepção dos profissionais de Enfermagem relacionada ao autocuidado; Práticas dos profissionais de enfermagem direcionadas ao autocuidado para manutenção da saúde; e Dificuldades encontradas pelos profissionais para o autocuidado. Conclusão: As práticas dos profissionais de enfermagem direcionadas ao autocuidado demonstraram aspectos negativos relacionados à temática. Descritores: Autocuidado, Enfermagem, Qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tássia Henny S. Justino Targino, Faculdade de Ciências Médicas

Enfermeira do Hospital de Trauma de Campina Grande – PB. E-mail: tassiahenny@hotmail.com

Priscilla Maria de Castro Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela UFPB. Professora do Departamento de Enfermagem da UFCG e da FCM  de Campina Grande - PB. Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas em saúde mental comunitária – UFPB. Paraíba, Brasil. 

Elisângela Braga de Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande-PB. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em saúde mental comunitária – UFPB. João Pessoa (PB) Brasil.

Alynne Mendonça Saraiva, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal de Campina Grande-PB. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em saúde mental comunitária – UFPB. João Pessoa (PB) Brasil.

Renata Cavalcanti Cordeiro, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba . Membro do Grupo de estudos e pesquisas em saúde mental comunitária – UFPB. João Pessoa (PB) Brasil.

Maria de Oliveira Ferreira Filha, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunto IV da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Estudos e pesquisa em Saúde Mental Comunitária. João Pessoa (PB) Brasil.

Publicado

2013-07-16

Como Citar

1.
Targino THSJ, Silva PM de C, Azevedo EB de, Saraiva AM, Cordeiro RC, Ferreira Filha M de O. TAKING CARE OF YOURSELF TO TAKE CARE OF THE OTHER: REFLECTIONS OF NURSING PROFESSIONALS ABOUT SELF CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 16º de julho de 2013 [citado 12º de novembro de 2024];5(4):440-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2275

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics