Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais

Autores

  • Gabriela Henriques Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Alynne Mendonça Saraiva Universidade de Federal de Campina Grande
  • Mariana Albernaz Pinheiro Carvalho Universidade Federal de Campina Grande
  • Anna Luiza Castro Gomes
  • Lorena de Farias Pimentel Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Oliveira Ferreira Filha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i5.28-38

Palavras-chave:

Saúde mental, Docentes, Doenças Profissionais.

Resumo

Objetivos: identificar os transtornos mentais que mais provocam afastamento de docentes em uma instituição de ensino superior. Método: um estudo retrospectivo de natureza documental desenvolvido em instituição de ensino superior do município de João Pessoa – PB. A amostra foi constituída por 254 fichas de docentes atendidos em um serviço de perícia médica da instituição selecionada para o estudo. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente por frequência e percentual. Resultados: quase toda a amostra foi composta por docentes do sexo feminino, com faixa etária entre 40 e 49 anos, e a depressão foi responsável por 53% dos afastamentos de professores, a esquizofrenia (12%), o transtorno bipolar (10%), a reação aguda ao estresse (8%), a ansiedade (7%), os transtornos delirantes (4%) e outros (8%). Conclusão: o transtorno mental que mais acomete a categoria docente pesquisada é a depressão. Portanto, são necessárias novas investigações que possam analisar a gravidade dessa problemática. Descritores: Saúde mental, Docentes, Doenças Profissionais.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

1.
Araújo GH, Saraiva AM, Carvalho MAP, Gomes ALC, Costa L de FP, Ferreira Filha M de O. Care strategies developed in child CAPS: concepts of families and professionals Estratégias de cuidado desenvolvidas no CAPS infantil: concepções de familiares e profissionais. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de dezembro de 2015 [citado 22º de dezembro de 2024];7(5):28-3. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5861

Edição

Seção

Artigo Original

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