Gerenciamento dos riscos ocupacionais da enfermagem na atenção básica: estudo exploratório descritivo / Management of occupational risks of nursing in primary health care: a descriptive exploratory study

Autores

  • Renata Vieira Girão Arcanjo Universidade Federal Fluminense
  • Barbara Pompeu Chistovam Universidade Federal Fluminense
  • André Luiz de Souza Braga
  • Zenith Rosa Silvino

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.351-357

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestão de Riscos, Riscos Ocupacionais e Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Objetivos: Identificar os riscos ocupacionais aos quais os profissionais de enfermagem estão expostos na atenção básica à saúde; descrever os fatores de risco presentes nas unidades e correlacioná-los com as condições de segurança da estrutura. Método: Estudo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Resultados: Os riscos prevalentes foram os biológicos (100%), químicos (87,5%) e de violência (62,5%). Foram registrados dois acidentes de trabalho e uma doença advinda do trabalho. Conclusão: Há necessidade de treinamento ou atualização sobre riscos ocupacionais para com os profissionais das unidades pesquisadas. Percebeu-se que o conhecimento dos profissionais sobre os riscos é fruto da prática cotidiana e não oriundo de pesquisas na área ou treinamentos realizados.

Descritores: Enfermagem, Gestão de Riscos, Riscos Ocupacionais e Atenção Primária à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Vieira Girão Arcanjo, Universidade Federal Fluminense

Aluna do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde-UFF. Enfermeira formada pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Atuou na Emergência do Hospital Otime Cardoso dos Santos em Cabo Frio. Foi monitora da disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, monitora da disciplina Universidade, Enfermagem e Vida Acadêmica por dois anos, bolsista do projeto de extensão intitulado: Educar para Melhor Cuidar: uma cartografia das necessidades de saúde dos usuários da Policlínica Comunitária de Jurujuba e bolsista do Projeto de Iniciação Científica: Cartografia temática como estratégia para o desenvolvimento de ações de cuidado integral a portadores e/ou com potencial de risco de doenças crônicas não transmissíveis na comunidade de jurujuba.Atualmente encontra-se em Dublin, Irlanda, realizando intercâmbio para aprimoramento da língua inglesa.

Barbara Pompeu Chistovam, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery (2009). Encontra-se desenvolvendo pesquisas voltadas ao desenvolvimento de conceito de Gerência do Cuidado de Enfermagem em Serviços de Saúde e Gerência do Cuidado com a Pele e em Lesões Cutâneas, bem como pesquisa de desenvolvimento tecnológico com financiamento da FAPERJ voltada para o Gerenciamento de Segurança Sanitária nos Serviços de Saúde - Monitoramento e Avaliação de Produtos para a Saúde. Atualmente é professora adjunta da Área de Administração em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial e do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde da EEAAC/UFF, Diretora do Centro de Atenção e Investigação em Tuberculose e Doenças Pulmonares Profº Mazzine Bueno da UFF, Coordena o Curso de Especialização em Gerência dos Serviços de Enfermagem da EEAAC/UFF, Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Cidadania e Gerência na Enfermagem. Atua como Assessora Técnica do Departamento de Suprimentos da Fundação Municipal de Saúde de Niterói. Implantou a Comissão Permanente de Padronização e Avaliação de Materiais Médico-Hospitalares e Ambulatoriais da Fundação Municipal de Saúde do município de Niterói - RJ e no Hospital Universitário Antonio Pedro/UFF. Terceira Coordenadora Geral da Rede Internacional de Gestão do Cuidado da OPS/OMS. Tem experiência de assessoria e consultoria na área de Gestão de Serviços e Processos, com ênfase na Gerência de Serviços de Saúde e de Enfermagem e na Gestão de Materiais Pós-Comercialização. Áreas temáticas de interesse: gerência do cuidado de enfermagem e de saúde na atenção básica e hospitalar, gestão de materiais com ênfase em tecnovigilância, análise de custos, educação em saúde, lesões cutâneas, indicadores de saúde e de gestão, ensino de enfermagem, saúde do trabalhador e gerenciamento de segurança sanitária.

André Luiz de Souza Braga

Graduado em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Gama Filho - UGF (1991) e Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo - FONF/UFF (1996). Habilitado em Saúde Pública pela UGF (1991). Especialista Formação Pedagógica em Educação na Área de Saúde pela FIOCRUZ (2005), Especialista em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2008), Especialista em Controle de Infecção na Assistência em Saúde UFF (2013), Mestre em Ensino de Ciência da Saúde e do Ambiente pelo UNIPLI (2005). Atuou como chefe da divisão de informação e dados epidemiológicos da Prefeitura Municipal de Niterói de 1999 a 2008, professor do Centro Universitário Plínio Leite de 2006 a 2008 e enfermeiro da Prefeitura Municipal de São Gonçalo de 1993 a 2008. Atualmente professor do 3º Grau da Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerência em enfermagem, epidemiologia, gestão em saúde, educação saúde, informação em saúde e odontologia.

Zenith Rosa Silvino

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1982), graduação em Direito (1988), Licenciatura Plena em Enfermagem (1983), Mestrado em Direito do Estado (1994), Doutorado em Enfermagem (2002) e Pós-doutorado (2015). Atualmente é Professor Titular na área de Administração em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação, especialização, Mestrado Profissional e Acadêmico e no Doutorado. Avaliadora Institucional e de Cursos do INEP. Membro Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar. Integra o Corpo Editorial da Revista ScienceRise, Revista de Enfermagem UFPE On Line e Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Enfermagem, é consultora ad hoc de renomadas revistas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Administração/Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Serviços de Saúde/Enfermagem, Gestão dos Cuidados em Saúde/Enfermagem, Gestão da Segurança com foco na tríade: paciente, profissional e ambiente e Saúde do Trabalhador.

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Arcanjo RVG, Chistovam BP, Braga AL de S, Silvino ZR. Gerenciamento dos riscos ocupacionais da enfermagem na atenção básica: estudo exploratório descritivo / Management of occupational risks of nursing in primary health care: a descriptive exploratory study. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(2):351-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6037

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics