Atuação do enfermeiro em um serviço de atendimento pré-hospitalar privado / Nurse performance on a private prehospital assistance

Autores

  • Paulo Sergio Quevedo Peres Hospital São Vicente de Paulo, Cruz Ata, RS.
  • Éder Luís Arboit Universidade de Cruz Alta - Unicruz.
  • Silviamar Camponogara Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Claudia Oliveira de Britto Pilau Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.
  • Luana Possamai Menezes Universidade de Cruz Alta - Unicruz.
  • Cristina Thum Kaefer Universidade de Cruz Alta - RS.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.413-422

Palavras-chave:

Enfermagem, Papel do profissional de Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção de trabalhadores de saúde sobre a atuação do enfermeiro em um serviço de atendimento pré-hospitalar. Metodo: estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa realizado em um serviço de Atendimento Pré-hospitalar privado do noroeste gaúcho. Participaram da pesquisa médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A coleta de dados foi realizada nos meses de fevereiro e março de 2016, por meio de entrevista semiestruturada. A análise obedeceu aos pressupostos da Análise de Conteúdo. Resultados: os enfermeiros desenvolvem ações gerenciais e assistenciais requerendo conhecimento técnico científico, habilidade, e trabalho em equipe. A autonomia, bom relacionamento e conhecimento científico foram apontados como fatores que facilitam o trabalho. No entanto, a falta de conhecimento, dificuldades de relacionamento e as intempéries climáticas são fatores que dificultam o trabalho. Conclusões: o enfermeiro é de grande importância frente à equipe, desempenhando suas funções com habilidade e conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio Quevedo Peres, Hospital São Vicente de Paulo, Cruz Ata, RS.

Enfermeiro egresso da Universidade de Cruz Alta -Unicruz, Cruz Alta, RS, Brasil.

Éder Luís Arboit, Universidade de Cruz Alta - Unicruz.

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem pelo PPGEnf/UFSM, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta, RS, Brasil.

Silviamar Camponogara, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Enfermeira; Doutora em Enfermagem; Docente do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Claudia Oliveira de Britto Pilau, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

Enfermeira, Especialista  em Direito Sanitário Aplicado a Vigilância em Saúde, Especialista em Saúde Coletiva. Cruz Alta, RS, Brasil.

Luana Possamai Menezes, Universidade de Cruz Alta - Unicruz.

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda em Saúde Coletiva, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Cruz Alta - RS, Brasil.

Cristina Thum Kaefer, Universidade de Cruz Alta - RS.

Enfermeira, Mestre em Enfermagem e Saúde, Doutoranda em Gerontologia, Docente no Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta, Unicruz, Cruz Alta - RS, Brasil.

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Peres PSQ, Arboit Éder L, Camponogara S, Pilau CO de B, Menezes LP, Kaefer CT. Atuação do enfermeiro em um serviço de atendimento pré-hospitalar privado / Nurse performance on a private prehospital assistance. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 19º de abril de 2024];10(2):413-22. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6064

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics