Knowledge and Practices of Users With Diabetes Mellitus on Capillary Blood Glucose Self-Monitoring at Home / Conhecimento e Práticas de Usuários com Diabetes Mellitus Sobre a Automonitorização da Glicemia Capilar no Domicilio

Main Article Content

Valesca Patriota de Souza
http://orcid.org/0000-0002-2909-9409
Ellen Cristina Barbosa dos Santos
http://orcid.org/0000-0003-3377-913X
Rebeca Coelho de Moura Angelim
http://orcid.org/0000-0002-4284-1444
Carla Regina de Souza Teixeira
http://orcid.org/0000-0002-8887-5439
René Duarte Martins
http://orcid.org/0000-0002-9444-3501

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento e as práticas de usuários com Diabetes Mellitus (DM) acerca da Automonitorização da Glicemia Capilar (AMGC) realizada no domicílio. Métodos: Estudo descritivo-exploratório, com metodologia qualitativa, desenvolvido em abril e maio 2013, com usuários com DM atendidos pelo sistema público de saúde de um interior pernambucano. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e verificados por análise categorial temática, a amostra foi selecionada por meio da saturação do discurso totalizando 12 usuários com DM que realizam a AMGC no domicílio. Resultados: A análise de conteúdo dos dados possibilitou identificar três categorias: Realização da AMGC de forma não racional; Ausência de programas educativos para orientar sobre a realização da AMGC; Disponibilização insuficiente de insumos aos usuários que realizam a AMGC. Conclusão: Apesar dos avanços legalmente alcançados pelas políticas públicas, os usuários com DM desconhecem a legislação e como está interfere diretamente na realização da AMGC. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Souza VP de, dos Santos ECB, Angelim RC de M, Teixeira CR de S, Martins RD. Knowledge and Practices of Users With Diabetes Mellitus on Capillary Blood Glucose Self-Monitoring at Home / Conhecimento e Práticas de Usuários com Diabetes Mellitus Sobre a Automonitorização da Glicemia Capilar no Domicilio. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de julho de 2018 [citado 4º de dezembro de 2022];10(3):737-45. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6183
Seção
Research
Biografia do Autor

Valesca Patriota de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Professora Assistente no Núcleo de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Ellen Cristina Barbosa dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta no Núcleo de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Rebeca Coelho de Moura Angelim, Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual de Pernambuco

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade de Pernambuco/Universidade Estadual de Pernambuco, Brasil.

Carla Regina de Souza Teixeira, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Pós-Doutoramento na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Professor Associado junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP/USP, Brasil. 

René Duarte Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Farmacêutico. Doutor em Farmacologia. Professor Adjunto no Núcleo de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)